Diário Atual

Ver mais em ChavesTV1.

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de Maio, Valpaços será a capital nacional do azeite com a realização da Feira Nacional de Olivicultura – OliValpaços.

Numa organização conjunta do Município de Valpaços, da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, da AOTAD – Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro e da CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, irá realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de Maio a OliValpaços.

Trata-se de uma Feira Nacional de Olivicultura que constitui uma iniciativa estrutural de um sector estratégico para Portugal e para Valpaços, terra de enorme tradição na produção de azeite, e região de referência em qualidade.

A promoção do intercâmbio, comunicação, conhecimento, e união ao nível dos principais agentes do sector é a base de trabalho deste certame.

A exposição de produtores e fornecedores, a realização do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, e o acolhimento do Congresso Nacional do Azeite, são os elementos principais de um certame que, em Trás-os-Montes, terra de Azeitonas e grandes Azeites, vai pôr o país a falar de Olivicultura!

O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, realizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, com o apoio de um Painel de Provadores de referência, e em parceria com os Municípios promotores da FNO – Moura e Valpaços – distingue não só os melhores azeites nacionais, como também os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa, os melhores azeites de produção biológica, os melhores azeites de Quinta e de Cooperativa, e os melhores azeites com Denominação de Origem Protegida.

Os azeites distinguidos estarão presentes no certame, onde participarão, ainda, produtores de azeite e derivados, engarrafadores, viveiristas, entre outros. Será também uma oportunidade para expor máquinas agrícolas e produtos fitofármacos. No Pavilhão Multiusos de Valpaços haverá ainda lugar para a gastronomia local, artesanato e muita animação.

A Feira Nacional de Olivicultura é o certame de maior tradição e antiguidade no sector, que conta com mais de duas décadas.

Dias 5, 6 e 7 de Maio, venha até ao Pavilhão Multiusos de Valpaços, e visite a Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços – porque os Azeites de Portugal são para serem desfrutados…

Share.

Deixe Comentário