Diário Atual

Decorreu no fim de semana, de 27 a 29 de julho, a V edição da “Semana do Barrosão”, na vila de Salto, concelho de Montalegre, com o objetivo primordial de promover a raça barrosã. O evento tornou-se também num espaço de mostra e venda de produtos da terra. 

Um espaço telúrico, o parque de lazer do Torrão da Veiga, na vila de Salto, voltou uma vez mais a ser o palco da “Semana do Barrosão”, um evento que pretende promover as raças autóctones, em especial a Raça Barrosã, assim como os produtos locais.

O convívio, música e cultura foram também nota dominante neste certame, que animaram a vila de Salto durante os tês dias.

Para Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, “não poupámos esforços para a vila de Salto, terra onde reside o solar da raça barrosã, para que esta carne saia eternamente vencedora”. Para o autarca, “a raça Barrosã é uma das espécies mais nobres das produzidas em Portugal”. Porém, “com a globalização há a facilidade de se introduzirem novas espécies no mercado e concorrencialmente desleais, porque atingem um crescimento muito maior em menor espaço de tempo”. Com este evento, referiu Orlando Alves, “é também um reconhecimento aos produtores que têm nas mãos a salvaguarda deste património, com algum prejuízo, pois poderiam dedicar-se a outras raças mais rentáveis”.

Agora, sabendo que “temos um produto de qualidade que deveria ser servido no cardápio de todos os restaurantes do concelho”. Pois, além de conquistarmos uma imagem de marca para a terra, também estaremos a ser solidários com os nossos produtores. Todos sairemos a ganhar”, concluiu Orlando Alves.

Final do Campeonato Chega de Bois Raça Barrosã

Está agendada para o próximo dia 9 de agosto, às 17h30, a final do Campeonato de Chegas de Bois Raça Barrosã, a realizar no Recinto do Senhor da Piedade, Montalegre. A chega oporá o “Boi Marelo” de António Teixeira, de Bagulhão, Salto, contra o boi de José Ladeiras, de Amial, Salto. Às 17h00 decorrerá a chega de atribuição do 3º e 4º lugares, entre o boi de Pedro Teixeira, de Bagulhão, Salto, e o boi de António Costa, de Frades.

loading...
Share.

Deixe Comentário