O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, inaugurou no sábado, dia 11, em Sapiãos, a Biblioteca Padre Dr. Artur Couto, um espaço localizado no edifício da Junta de Freguesia de Sapiãos e que homenageia, a título póstumo, o Dr. Artur Monteiro do Couto, um ilustre botiquense, nascido em Sapiãos, e que foi durante toda a sua vida um grande embaixador do concelho de Boticas, mantendo uma forte ligação às suas raízes e contribuindo sempre para a divulgação do património, usos, costumes e tradições do seu povo.

De acordo com a autarquia, os livros que se encontram no novo espaço eram parte integrante da biblioteca pessoal do Dr. Artur Couto, sendo agora doados pela sua viúva para que possam ser desfrutados e utilizados por todos os que visitem a Biblioteca. À iniciativa associou-se a Junta de Freguesia de Sapiãos, que para além da disponibilização do espaço para acolher a Biblioteca garante a abertura da mesma para que a população possa consultar os livros ou requisitá-los para ler em casa. De resto, o presidente da junta, Miguel Duque, lançou o apelo a todos os que possam doar livros que o façam, para que o espólio da Biblioteca, que já possui cerca de 1400 obras, possa ser aumentado e enriquecido.

A esta homenagem, prestada por familiares e amigos do Dr. Artur Couto, associou-se também a Câmara de Boticas, que comparticipou no lançamento de um livro que reúne algumas das crónicas escritas pelo Dr. Artur Couto e publicadas no blog que mantinha ativo, designado por “Beleza Serrana”. Aliás, o nome do blog foi mesmo o escolhido para servir de título ao livro, cuja coordenação esteve a cargo do sobrinho do Dr. Artur Couto, Carlos Couto, e do escritor barrosão Barroso da Fonte. De resto, nesta cerimónia estiveram presentes diversas individualidades ligadas à cultura barrosã, entre as quais o padre Lourenço Fontes, o escritor António Chaves, a escritora Assunção Morais e a diretora da revista Aquae Flaviae, Isabel Viçoso, acompanhada pelo marido e ex-presidente da Câmara de Boticas, José Sousa Fernandes.

Na ocasião, o presidente da câmara, Fernando Queiroga, relembrou o Dr. Artur Couto como “um Homem da Cultura e a ela sempre dedicado, que nos deixou uma obra vasta e diversificada, espalhada por livros, revistas e jornais, habituando-nos com a sua perspicácia e visão crítica, defendendo de forma intransigente a nossa terra. Por todos estes motivos, é para o município de Boticas e para mim particularmente, que tive oportunidade de trabalhar de perto com ele em diversas ocasiões, um motivo de grande satisfação associar-me a esta homenagem que entendo ser de toda a justiça”.

À homenagem associou-se também a Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco, coletividade de que o Dr. Artur Couto foi sócio fundador, que na ocasião recebeu os convidados ao som do Hino de Sapiãos.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário