Diário Atual

Cerca de 70 fotografias estão desde sexta-feira passada, dia 17, expostas no Museu da Região Flaviense. A mostra, que retrata o património e as gentes de Chaves, é composta pelas fotografias vencedoras do concurso “Raid Fotográfico Cidade de Chaves”.

Promovido pela Chaves Intemporal, em parceria com o município, a exposição “FotoGrafa!” é constituída pelas melhores imagens captadas na cidade flaviense por 54 fotógrafos amadores ao longo de dois dias. Depois de avaliadas e selecionadas por um júri, as fotografias dão agora vida às paredes do museu presente na Praça do Município.
As imagens encontram-se distribuídas por quatro espaços distintos: na primeira sala, em tamanho grande, pode-se apreciar a fotografia que foi distinguida como “a melhor fotografia do raid” e que pertence ao flaviense Raúl Silva Pereira, sendo ainda premiada como melhor fotografia de residente e de tema (“A arte na urbe”); no mesmo espaço encontram-se as três fotografias que venceram o primeiro prémio do concurso da autoria de António Tedim; mais à frente, no segundo espaço, o visitante poderá observar todas as imagens premiadas no concurso, desde o segundo prémio até às menções honrosas, passando pelo prémio “jovem fotografa”. O terceiro é completado com as imagens que integram a chamada “seleção de júri”, que apesar de não serem premiadas “têm qualidade e valor para estarem expostas”.
Por fim, há ainda um quarto espaço onde se observam outras fotografias selecionadas pelo júri, a preto e branco e a cores.
Segundo contou António Alves Chaves a edição deste ano teve “abordagens muito diferentes, e sendo o papel do júri muito subjetivo, houve alguma dificuldade em escolher as séries fotográficas, principalmente as do primeiro, segundo e terceiro prémios”. Ainda de acordo com o mesmo, e ao contrário do que se possa imaginar, a escolha da melhor fotografia é sempre “muito consensual” entre os jurados.
O concurso “FotoGrafa!” tinha como temas “Chaves e a sua gente”, “A cidade e o rio” e “A arte na urbe”.
Presente na inauguração, o vice-presidente da Câmara de Chaves, Francisco Melo, elogiou a exposição dizendo que era um ótimo roteiro da cidade, “que permite ao turista colher sugestões” para melhor organizar um passeio pelo local.
A exposição estará patente no Museu da Região Flaviense até dia 3 de setembro.

Cátia Portela

 

loading...
Share.

Deixe Comentário