Diário Atual

O Projeto Férias em Grande, da responsabilidade da Câmara de Valpaços, está no terreno há 10 edições. Na terça-feira, dia 24 de julho, a atividade foi diferente e os participantes assistiram à devolução à natureza de uma espécie selvagem, na praia fluvial do Rabaçal.

A pensar nas crianças que têm mais de dois meses de férias e nos pais que não têm esse tempo para estar com os filhos, a Câmara de Valpaços pôs em prática, há já 10 anos, o Projeto Férias em Grande, que se trata de um programa de ocupação das férias de forma lúdica.

Este ano, conta no seu site a autarquia valpacense, o Férias em Grande decorre nas freguesias de Ervões e Vilarandelo durante o mês de julho e em Valpaços estende-se até dia 24 de agosto.
As atividades proporcionadas são diferentes todos os dias aliando o desporto à aprendizagem de novos conhecimentos. Neste sentido, durante os dois meses os participantes usufruem de natação, jogos aquáticos, dança, futebol, ténis, atividades radicais, música, concursos, workshops, visitas temáticas, entre outras, acrescenta.

No passado dia 24 de julho, na Praia Fluvial do Rabaçal, o Férias em Grande proporcionou mais uma atividade diferente e pedagógica a dezenas de crianças.
Uma equipa do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – explicou os procedimentos a efetuar quando se encontra um animal fragilizado. Deve contactar-se a equipa do SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente – da Guarda Nacional Republicana – mais próximo sendo esta entidade a responsável pelo encaminhamento para o hospital veterinário, onde é tratado até estar em condições de ser independente.

Foi o caso da gralha preta (corvus corone) que foi devolvida à natureza. O animal foi entregue ao CRAS HV-UTAD pelos vigilantes da natureza e, após um período de recuperação, foi considerado apto a ser devolvido.
O médico veterinário responsável pela devolução da gralha à natureza foi Roberto Sargo, um dos responsáveis pela recuperação dos animais selvagens que são levados até ao CRAS HV da UTAD.

loading...
Share.

Deixe Comentário