Diário Atual

Em 20 de Novembro de 1959, a ONU fez a Declaração dos Direitos da Criança, com 10 artigos. A data foi assinalada na cidade valpacense com uma iniciativa dedicada aos mais novos, na biblioteca municipal.

  Dto-Criancas-Valp-(7)Na passada quarta-feira, 20 de Novembro, os alunos de três turmas do quarto ano de escolaridade do Centro Escolar de Valpaços tiveram uma manhã diferente.

Na Biblioteca Municipal aguardava-os uma palestra conduzida por técnicos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Valpaços, sobre os direitos das crianças, o funcionamento daquela instituição e também como deveriam proceder em caso de tomarem conhecimento de alguma criança maltratada.

Depois, colocaram num painel produzido manualmente para o “Dia dos Direitos Internacionais das Crianças” frases que escreveram em mãos de papel.

A iniciativa foi idealizada pela equipa técnica da biblioteca Municipal de Valpaços, que lançou os convites aos participantes, para lembrar que: 1- A criança deve ter condições para se desenvolver física, mental, moral, espiritual e socialmente, com liberdade e dignidade; 2- A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, desde o seu nascimento; 3- A criança tem direito à alimentação, lazer, moradia e serviços médicos adequados; 4- A criança deve crescer amparada pelos pais e sob sua responsabilidade, num ambiente de afecto e de segurança; 5- A criança prejudicada física ou mentalmente deve receber tratamento, educação e cuidados especiais; 6- A criança tem direito a educação gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares; 7- A criança, em todas as circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber protecção e socorro; 8- A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono e exploração. Não deverá trabalhar antes de uma idade adequada; 9- As crianças devem ser protegidas contra prática de discriminação racial, religiosa, ou de qualquer carácter; 10- A criança deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade, fraternidade e paz entre os povos.

Cátia Mata

loading...
Share.

Deixe Comentário