Diário Atual
Ana Dias

Ana Dias

Esta semana trago-vos uma sugestão de cinema, um filme forte, intenso e emocionante, recheado de verdadeiras lições de vida. Um filme para ser visto com toda a família: “Winter, o Golfinho”.

Não conhecia o filme, que estreou nos cinemas em 2011, foi transmitido pela RTP há cerca de duas semanas.

O filme é inspirado na impressionante história verídica de um corajoso golfinho-fêmea e da compaixão de estranhos que se uniram para salvar a sua vida.

Um dia, um jovem golfinho é encontrado numa praia preso numa armadilha para caranguejos, e com a sua cauda muito ferida. O golfinho-fêmea é resgatado e transportado para o Hospital Marinho de Clearwater, na Flórida, onde recebe o nome de Winter. Mas a sua luta pela sobrevivência estava apenas no início. Os ferimentos que Winter tinha na sua cauda eram tão graves que a única solução encontrada foi cortar-lhe a cauda. Sem a cauda, o prognóstico de Winter era terrível. Foi necessária a experiência de um dedicado biólogo marinho, o talento de um brilhante médico de próteses e da devoção inabalável de um rapaz para realizar um verdadeiro milagre, que podia não só salvar Winter, mas também ajudar dezenas de pessoas de todo o mundo.

Uma das personagens principais do filme, o Dr. Ken McCarthy, é interpretada pelo actor Morgan Freeman, a quem é dada a tarefa, aparentemente impossível, de elaborar uma nova cauda protética para Winter;

A Winter, é hoje um símbolo de coragem, perseverança e esperança para milhões de pessoas – com deficiência ou não — que foram tocadas pela sua notável história de recuperação e reabilitação.

Gostei imenso do filme pela forte mensagem que transmite, no final do filme pode ver-se a grande quantidade de pessoas, jovens e crianças, com problemas idênticos aos da golfinho-fêmea que visitavam o hospital, no fundo, já não se sentiam sozinhos, havia mais alguém igual a eles, que tinha passado pelos mesmos problemas, que teoricamente sentiam as mesmas coisas que eles. Os animais apesar de não falarem e de comunicarem com os humanos através de gestos e sons, sentem como as pessoas, têm os mesmos problemas que as pessoas. Também passam por dificuldades na adaptação a coisas novas e neste filme poderão ver que a Winter vai experimentar várias próteses de uma cauda, mas a adaptação nem sempre vai ser fácil, e o desespero das pessoas que conviviam com o animal vai aumentam.

Acima de tudo os animais também nos podem fazer aprender muito.

Até para a semana!

loading...
Share.

Deixe Comentário