Diário Atual

A autora Maria José Bernardo apresentou o seu primeiro livro, “Caminhos de Mim”, no sábado, 12 de Abril, no Cine Teatro Bento Martins, em Chaves.

capa - frente“Caminhos de Mim” é um livro que retrata a vida da autora desde a sua infância em Valpaços, passando pelas várias peripécias que viveu em França, quando emigrou, até ao seu regresso a Portugal. É uma obra que junta as várias experiências e dificuldades que a autora encontrou num país francês desconhecido e em “reconstrução”, na década de 60.

Maria José Bernardo garante que escreveu “Caminhos de Mim” para homenagear todos os emigrantes que tiveram de abandonar o seu país à procura de melhores condições de vida. “Este livro é uma forma de as pessoas me conhecerem e mostrar também que não devemos menosprezar ninguém,que devemos ajudar todas as pessoas que precisam, porque há sempre uma maneira de dar a volta por cima”, referiu. Para além disso, a autora quis deixar aos seus quatro netos um pouco de si para que se recordem sempre dela e que percebam que “devemos lutar sempre pelos nossos objectivos”. “Caminhos de Mim” é escrito em prosa e a autora compilou ainda várias quadras, que foi escrevendo ao longo da vida, dando origem a um outro livro de poesia.

Assim, foi entre amigos que o livro “Caminhos de Mim” foi apresentado na noite de sábado. Amigos que não quiseram perder a oportunidade de parabenizar a autora pelo seu primeiro trabalho literário e que encheram o auditório do Cine Teatro Bento Martins. A apresentar o livro de Maria José Bernardo esteve o presidente do Teatro Experimental Faviense (TEF), Rufino Martins, que destacou o percurso da autora em quanto amiga e colaboradora do TEF. Depois disso, foi a vez de Jorge Medeiros, ilustre em declamar textos líricos, felicitar a escritora, proferindo ainda algumas quadras do livro de poesia “Caminhos de Mim”. E antes de a autora tomar palavra, a encenadora Manuela Rainho, deixou várias palavras de apreço pelo carácter lutador e sempre persistente de Maria José Bernardo ao longo da sua vida. Também Manuela Rainho fez questão de dar a conhecer ao público presente alguns excertos do livro de prosa.

Natural de Valpaços, a autora de “Caminhos de Mim” disse que nunca quis emigrar, porém, os pais tiveram de emigar para França levando consigo toda a família – Maria José Bernardo e as suas duas irmãs. Apesar da mudança brusca na vida da autora, Maria José Bernardo disse que o facto de saberem ler e escrever bem francês levou a que, na altura, ficassem “bastante conhecidos” na zona em que viviam. Em França, encontrou emprego na área de “telemecanique” e ao fim de dois anos, com o dinheiro que foram juntando, a família construiu uma casa na aldeia. Mais tarde regressou a Portugal onde casou. Depois disso, resolveram regressar a França onde trabalhou como porteira. A autora esteve ainda no Canadá e em outras partes do Mundo. “Caminhos de Mim” relata assim a história apaixonante de uma mulher lutadora que nunca virou as costas à vida e que assistiu de perto às várias mudanças na história portuguesa e francesa.

Os livros, em prosa e em poesia, podem agora ser adquiridos no Cine Teatro Bento Martins, em Chaves, pelo preço de dez euros.

 

Cátia Portela

 

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário