Diário Atual

A Guarda Nacional Republicana desenvolveu de 15 de Janeiro a 15 de Fevereiro, a “Operação Censos Sénior 2014”, uma campanha de segurança direccionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados. Em quatro concelhos do Alto Tâmega – Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços – foram sensibilizados 349 idosos.

Censos--(3)A operação, de dimensão nacional, teve como principal objectivo actualizar o registo de idosos com mais de 65 anos que vivem sozinhos e/ou isolados e identificar novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo. Durante a operação foram levadas a cabo acções de sensibilização para que a população mais idosa adopte comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crime e, ainda, divulgado o programa “Residência Segura” com o intuito de motivar a população ao preenchimento de uma “Ficha de Residência” que permite recolher elementos como identificação do idoso, idade, contacto, identificação dos familiares mais próximos e, ainda, georreferenciar através de GPS, as suas habitações permitindo no futuro, em situações de catástrofe, saber onde se encontram.

O Destacamento Territorial da GNR de Chaves, mais especificamente a Secção de Programas Especiais, esteve nos quatro concelhos do Alto Tâmega pertencentes ao Destacamento de Chaves – Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços – durante semanas a calcorrear as zonas serranas destes concelhos alertando esta franja da população para certas situações que podem representar perigo. A GNR aproveitou a ocasião para conduzir, a par com a “Operação Censos Sénior 2014”, uma acção de sensibilização entregando para o efeito um panfleto informativo com alguns esclarecimentos e conselhos de modo a alertar os idosos para várias situações que os podem pôr vulneráveis a crimes (furto, roubo, burla) e para adoptarem comportamentos de segurança para desta forma os evitarem. Foi-lhes ainda fornecido um autocolante com o número do posto da GNR de Chaves para colocar junto ao telefone para usar em futuras situações de emergência.

A Voz de Chaves acompanhou num dos últimos dias da acção, o Cabo Paulo Penso e o Guarda Principal Ricardo Pereira a Vilarelho da Raia, freguesia do concelho de Chaves que como tantas outras localizadas no interior do país, tem vindo a perder população. De acordo com os últimos censos realizados em 2011, Vilarelho da Raia registava 558 habitantes.

Encontrámos Arlindo Carvalhal à porta de sua casa, a conversar com alguns vizinhos. Do alto dos seus 88 anos, Arlindo que já foi emigrante no Brasil não abre a porta à primeira, sem antes “espreitar” pela varanda e se certificar quanto às verdadeiras intenções dos visitantes. Umas casas mais à frente Aida dos Santos de 79 anos, recentemente cumpridos, vive com o seu marido sendo as visitas dos filhos e netos bastante frequentes; para ela esta acção por parte da GNR é “muito importante” e até já tinha tomado conhecimento da mesma pela televisão. Igualmente bem informada estava Alcina Gonçalves de 77 anos até porque já havia participado “numa campanha de sensibilização que a GNR fez no lar de Vilarelho no ano passado”. De estatura pequena mas cheia de genica, Idalina Calvão passa os dias a tratar das “lides” domésticas e do campo mas sempre atenta a quem por ali passa pois “pedir dinheiro vem muita gente mas eu conheço-os pelo andar e quando não conheço digo-lhes logo que a porta não tem entrada” contou-nos a viúva de 78 anos para quem a presença da GNR causa uma sensação de segurança e apoio.

Mais de 300 idosos vivem sozinhos

Durante 4ª edição da “Operação Censos Sénior”, o Destacamento Territorial da GNR de Chaves sensibilizou mais 349 idosos (a juntar aos 652 do ano anterior) em quatro concelhos do Alto Tâmega. Em Boticas foram identificados 76 idosos; no território flaviense, a GNR identificou 73 idosos; já no concelho de Montalegre foram identificados 94 idosos e em Valpaços 106. No total, a GNR verificou desde 2013 e até ao momento que, em Boticas, 75 idosos vivem sozinhos dos quais 6 vivem isolados; em Chaves vivem 83 idosos sozinhos dos quais 24 isolados; em Montalegre 110 idosos vivem sozinhos dos quais 10 isolados; e em Valpaços são 92 os idosos que vivem sozinhos dos quais 4 isolados.

Solidão continua a ser a maior problemática

Segundo o Capitão Jorge Costa, os objectivos da campanha foram cumpridos e desta forma se poderá “direcionar os meios humanos e materiais, aplicando-se o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que a população aderente ao programa consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações, aumentando assim o sentimento de segurança”.

Conforme explicou o Capitão Jorge Costa “uma das maiores preocupações que fica resultante do desenvolver desta ação, é o facto de ser sem dúvida o fator “solidão” um dos maiores problemas da população idosa, pois a grande maioria é unânime em afirmar que apesar de terem descendentes e outros familiares que em algumas situações se encontram por perto, não deixam de se sentirem sós e vulneráveis”. No contacto com os agentes da autoridade “ verifica-se ainda uma grande necessidade por parte destes em partilhar com alguém as suas histórias de vida, sendo para eles importante que alguém se lembre da sua existência, que os ouça e lhes dispensem alguma atenção e afeto”, finalizou.

Após esta quarta edição da “Operação Sensos Sénior”, e no âmbito do Programa Idosos em Segurança, a GNR de Chaves pretende continuar a efectuar um policiamento de proximidade passando com alguma regularidade junto deles, dispensando-lhes a atenção possível, aconselhando-os para o cuidado a ter com possíveis situações e/ou actos criminosos tansmitindo-lhes assim um maior sentimento de segurança.

 

 

Andreia Gonçalves

loading...
Share.

Deixe Comentário