Diário Atual
Eng. Miguel Caetano

Eng. Miguel Caetano

Antes de iniciar o presente artigo, peço aos leitores de “ A Voz de Chaves” alguma compreensão porque o tema foca de perto uma questão muito pessoal.

Tenho para mim que a passagem pelo serviço militar, com todos os traumas que implicava, e implicou muito, mais para aqueles que tiveram que fazer a “guerra do ultramar”, do que para aqueles que não foram então mobilizados, trouxe vivências e ligações fortes de camaradagem que é importante preservar. Para manter esta ligação estabelecida, muitas das vezes em situações dramáticas de conflito armado (não foi o meu caso) materializaram-se atos, que anualmente se renovam, com almoços ou jantares de confraternização em várias regiões do país.

O GACA 3- Grupo de Artilharia Contra Aeronaves nº 3, à época (década de setenta), sediado em Paramos- Espinho, recebia ex- oficiais milicianos oriundos da Escola Prática de Artilharia- Vendas Novas, entre outros, que tinham concluído o respetivo curso e que, por terem ficado classificados nos 1ºs lugares do mesmo ( entre 50 e 60 cadetes do 2º ciclo), não eram supostamente mobilizados para o “ ultramar”. Resultante de várias “ fornadas “ de camaradas aspirantes a oficial ou alferes milicianos que então não foram mobilizados, constitui-se um grupo que anualmente se reúne para reviver o passado, que ocuparam postos de:

·Oficiais de justiça;

·Oficiais de Administração do complexo militar;

·Oficiais comandantes de pelotão de recrutas;

·Oficiais responsáveis pela carreira do tiro ( o meu caso);

·Oficiais de apoio ao comando da unidade militar, etc etc.

Como é normal nestas circunstâncias, para além da atividade principal – a militar – muitos de nós participamos em ações de convívio e laser, mais concretamente em torneios de Andebol- no contexto da Região Militar do Norte- que muito contribui para o reforço da nossa ligação afetiva que já se prolonga há mais de 40 anos. Passe a imodéstia chegamos a vencer este torneio da região militar.

Foi então realizado mais um convívio anual dos ex-oficiais milicianos do GACA 3, no passado dia 8 de Março, na bela cidade do Porto que muito justamente hoje pretendemos divulgar para que todos os que estiveram presentes o possam recordar.

Consequentemente, é natural que divulguemos um pouco daquilo que foi um dia de convívio e confraternização, que revigorou o orgulho no nosso passado e aumentou a empatia estabelecida entre todos os presentes.

Parafraseando a música de “ Bryan Ferry dos Roxy Music – há coisas que vão e vêm, outras que não voltam e, ainda, as que vieram para ficar”; direi com toda a propriedade que, este grupo de amigos, consolidou-se, e todos nós viemos para ficar e que pretendemos reunirmos anualmente enquanto a saúde física e emocional o permitir.

O convívio/reunião começou por volta das 11 horas junto ao Coliseu com a troca de informação do estado de saúde de cada um e muito da avidez de notícias quanto aos que, estando dados como ausentes, estiveram permanentemente presentes.

Do filosofo Sócrates(470-399 a.c.) veio a frase:

“Os homens maus vivem para comer e beber, mas os bons comem e bebem (vinho) para viver”.

Esta nossa particularidade de nos sentarmos à mesa para dar lugar ao prazer degustação, tem muito a ver com a necessidade de comer bem e beber melhor, mas muito mais para viver e “dizer” das nossas moléstias, do reviver do passado em comum, dos problemas dos filhos desempregados, dos netos que é necessário apoiar e, muito da necessidade de partilhar informação que nos preocupa como disseram, o Teixeira Lopes e o João Pacheco, entre outros.

Tendo o almoço decorrido com o ritmo normal para estas coisas, foi então possível dar lugar a várias intervenções, muitas delas de conteúdo apimentado, mas também muito do reviver das peripécias passadas no então “nosso” burgo militar.

Depois desta breve narrativa que pretende informar da boa empatia e felicidade reinantes, é chegada a hora de agradecer não só a qualidade do repasto que nos foi servido, mas também a simpatia estabelecida interpares, a eficiência e muita preocupação do camarada de “armas” Jacinto Soares, organizador desta jornada de confraternização dos ex- oficiais milicianos do ex-GACA3.

Enfim, desgraçadamente não são só estes os ex-, mas também muitos outros que a todos preocupam e deprimem. Haja saúde e que o dia-a-dia se renove.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário