Diário Atual
Mário Gonçalves

Mário Gonçalves

Cada vez nos convencemos que somos mesmo leigos em vários assuntos, e neste caso o assunto é o futebol. E como leigos que somos deixamos aqui algumas considerações.
O Franjinhas escolheu os 23 futebolistas/amigos para representar Portugal no campeonato do mundo de futebol. A nossa opinião vale o que vale, mas que alguém nos explique certas escolhas. Portugal é um mundo para os portugueses, e nem pode ser de outra maneira, apesar de gamados, explorados e enganados somos portugueses, e temos orgulho nisso. Claro que neste momento e como as coisas andam, trocamos qualquer político por um jogador de futebol. Mas isto nem vai por aí. Se os homens têm que ser frontais e honestos no seu discurso, porque é que P.B. não fala a verdade? O Benfica foi campeão, e com mérito, mas deixar o Quaresma de fora achamos que nem tem muito a ver com o clubismo, nem com situações técnico-tácticas. Se existem treinadores que não gostam muito de jogadores brasileiros, porque fazem mau balneário, porque não assumir que Quaresma foi preterido por esses mesmos motivos? Esta é que é a verdade. Mas senhor P.B., Ricardo Quaresma é um cigano assumido, e nesta altura já não engana ninguém. Pode ter valores morais e sociais diferentes, mas futebolisticamente, e é isso que interessa neste momento, é um dos melhores jogadores portugueses. Agora levar miúdos novos e jogadores recauchutados de férias para o Brasil, isso é que não. Comparar neste momento Rafa ou Nani a Quaresma só tem uma leitura. Os dois primeiros são afilhados e amigos do mesmo empresário, julgamos nós. Isto não é só retórica, não é só tirar a franjinha e por gel no cabelo, é preciso dizer-se as verdades, doam elas a quem doer. Afinal algum do que nos tiram no IRS é canalizado para a F.P.F., e é o nosso que anda ali a pagar a alguém que se julga capaz e competente. Por isso mesmo também temos direito a opinião, por muito certa ou errada que seja.
De resto nada mais nos surpreende, é P.B. no seu melhor. Nós entendemos que as amizades e os negócios com jogadores e empresários tenham que ser pagos, mas não nestas competições, onde a alma e crença de um povo está em jogo. Tomando estas decisões à luz da sombra de alguém, é transformar o desporto rei em desporto adaptado (com a devida consideração que temos pelo desporto adaptado), mas quando tudo se dá, tudo se quer.
Para terminarmos não queremos com esta opinião desejar nada de negativo à nossa selecção no Mundial. Nós só queremos Portugal em cima deles. Que rebentem com os alemães, com os americanos e com os ganeses é o nosso desejo. A partir daí que seja o que Deus ou alguém quiser.
Se algo correr mal, isso depois é outra conversa. Que alguém tenha a coragem de pedir satisfações à F.P.F. e ao seu presidente, ao treinador da seleção e ao empresário da seleção. Sim, porque todos sabemos que quem manda e orienta o futebol em Portugal é Jorge Mendes, o resto é paisagem.
[email protected]

loading...
Share.

Deixe Comentário