Diário Atual

“Viver o 25 de Abril” foi mais uma das iniciativas lúdico pedagógicas que o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins levou a cabo no passado dia 24 de Abril, quinta-feira, com o objectivo de dar a conhecer aos mais pequenos este grande marco da história portuguesa. A actividade contou com a presença do Coronel Rodrigo da Nóbrega Pizarro, um dos capitães de Abril de 1974.

viver o 25 de abril 1Os 40 anos da Revolução dos Cravos foram comemorados na Escola Básica de Santa Cruz/Trindade com uma dramatização do Clube de História da Escola Nadir Afonso que deu a conhecer aos mais pequenos breves enquadramentos históricos do nosso país antes do 25 de Abril de 1974 e os acontecimentos no dia da Revolução.
O Coronel Rodrigo Pizarro, Capitão de Abril, foi a ilustre figura que marcou presença, através da sua experiência e testemunho, revelou pequenas histórias e curiosidades sobre a Revolução dos Cravos. Sem perder de vista este encontro de gerações, os alunos do 3º e 4º ano tiveram a oportunidade de colocar algumas dúvidas àquele que foi um dos rostos da Revolução e o responsável pela primeira unidade a sair para o terreno há 40 anos atrás. “Como se vivia antes do 25 de Abril de 1974?”, “Como tiveram coragem para depor o Governo da altura?”, “Como foi a experiência de participar no 25 de Abril?” foram algumas das questões a que o Coronel Rodrigo Pizarro respondeu com as suas vivências do dia em que foi deposto o regime ditatorial do Estado Novo vigente desde 1933 e se iniciou um processo que viria a terminar com a implementação de um regime democrático.
A finalizar as comemorações, os alunos protagonizaram um momento musical entoando as canções da resistência à liberdade.
viver o 25 de abril 2A iniciativa foi seguidamente alargada à Escola Nadir Afonso, onde o Coronel Rodrigo Pizarro falou novamente da sua experiência. Também aí os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões ao Capitão de Abril e, ainda, protagonizar algumas das canções de intervenção que ajudaram a impulsionar a Revolução dos Cravos, como “Grândola Vila Morena” de José Afonso e “Uma gaivota voava voava” de Ermelinda Duarte.
Já há mais de 20 anos que o Coronel Rodrigo Pizarro, natural de Alijó, concelho de Sabrosa, e antigo Comandante Militar do Regimento de Infantaria Nº 19 (Chaves), participa em iniciativas como a que foi desenvolvida nas escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. Para um dos capitães de Abril este tipo de actividade que visa sensibilizar os mais jovens para este marco na história do nosso país “é muito importante para que as crianças tenham noção de que há 40 anos atrás nada era igual ao que é hoje. Nós queremos que eles saibam que o 25 de Abril lhes proporcionou a vida que hoje têm…mais educação, mas saúde, segurança social, portanto coisas que antigamente não tínhamos. Tenho ido a muitos eventos de outras índoles, mas aquilo que mais me prende é efectivamente as nossas crianças porque são o futuro do nosso país”, assegurou.

Andreia Gonçalves

loading...
Share.

Deixe Comentário