Diário Atual
Ana-Mesquita

Ana Mesquita

A Atividade Física regular está associada directamente à melhoria da saúde e condição física dos praticantes. A redução de ansiedade, stress, um sistema imunológico fortalecido, tornando o organismo menos sujeito a doenças como o cancro e redução das náuseas e de dor.

Sendo que a inactividade física associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crónicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como por exemplo, reducação na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, confirma Okuma(1998),o exercício físico regular incrementa o pico da massa osséa, ajudando na manutenção da mesma e diminuíndo a sua perda associada ao envelhecimento. Os problemas nas articulações, rigidez e perda de elasticidade podem gerar dor. O exercício físico melhora a elasticidade dos músculos, a circulação sanguínea e o movimento das articulações.

Depois desta breve abordagem aos benefícios do exercício físico,irei esclarecer algumas dúvidas sobre exercícios dinâmicos e estáticos.

Definição de Estático: imóvel, em repouso, em equilíbrio (são realizados sem deslocamentos do corpo);

Definição de Dinâmico: ativo energético,pressão (apresentam deslocamentos do corpo no espaço);

Exercícios Estáticos: são caracterizados por posições que devem ser mantidas durante três segundos. Estes exercícios necessitam de força, estabilidade, segurança e equilíbrio.

Os Exercícos Dinâmicos: são aqueles que são acompanhados por movimentos, lançamentos e recepções, necessário agilidade, sintonia.

Quais os mais eficazes? Os dois, séries combinadas que incluam os estáticos e dinâmicos.

Alguns exercícios dinâmicos:

1-ande nas pontas dos pés

2-nos calcanhares

3-com um pé à frente do outro

Quando estiver fácil tente fazer os exercícios com os olhos fechados

Exercícios estáticos :

1-premaneça parado com os pés juntos

2-comum pé na frente do outro de forma que eles fiquem o mais próximo possível

3-com apoio de um pé no chão, revezando o direito e o esquerdo

Quando estiver fácil tente fazer com os olhos fechados .

Os músculos estáticos são extremamente fortes e os responsáveis pela nossa postura e manutenção em pé.

Os dinâmicos, são os que contraem quando solicitados, são músculos mais fracos, a maior parte do tempo permanecem relaxamento.

Antes de terminar a rubrica desta semana, gostaria de deixar um alerta sobre o tema “Cuidar de Idosos”.

Como é do conhecimento da maioria dos leitores,neste momento floresce o negócio dos cuidados dos idosos. Com o desemprego a crescer, o cuidado dos idosos torna-se uma solução temporária para ganhar uns euros à custa do desconhecimento desta população.Em pleno século XIX, ainda não sabem que para a sua segurança e melhor qualidade de vida foram criados Cursos Superiores (Acadeémicos) que permitem as pessoas que deles cuidam, conhecimentos científicos .Ora com acrescente oferta, qualquer “coisa” é válida desde que seja mais barato, desde enfermeiras com formações duvidosas, pessoas sem qualquer formação profissional e certificada, familiares que estão desempregados, e então oferece-se o cargo a eles.

Os idosos, não são mercadoria de compra e venda, nem objectos de manipulação, são uma população especial que merece ser cuidado de forma adequada, assertiva, que lhe seja fumentada, qualidade de vida e funcionalidade.

Aqui fica o alerta para este crescente problema,caso tenha dúvidas ou sugestões envie para: saúde.não [email protected]

Não fique inactivo,mexa-se!!

loading...
Share.

Deixe Comentário