Diário Atual

OpiniaoHá já uns tempos que ando de semana para semana e vou adiando o assunto: as terapias alternativas. Na semana que acabou fui estranhamente abordada sobre o que é o Reiki. Tal como vós, sou uma aprendiz desta nova forma de estarmos no mundo, desta nova perspectiva que é o querermos conhecermo-nos cada vez melhor e mais profundamente. Assim, resolvi na crónica desta semana partilhar convosco aquilo que penso ser o mais adequado para fazerem uma ideia correcta do que é o Reiki.

O Reiki é sobretudo uma forma de estar no mundo. É uma filosofia de vida que nos esclarece sobre o facto de no nosso Universo tudo ser energia. É isso: REIKI É ENERGIA. Por razões lógicas no entanto questionáveis, o Reiki chegou ao Ocidente através de uma senhora, Madame Takata, que o trouxe para os Estados Unidos, ainda no século XX. Daí se expandiu para a Europa e mais tarde, cerca da década de 90, chegou a Portugal. Devido às razões que atrás enunciei o Reiki foi habitualmente rodeado de grande secretismo o que favoreceu e favorece interpretações abusivas visto que o que não conhecemos claramente é passível de ser considerado hermético e consequentemente ligado a práticas menos claras.

Actualmente, o Reiki, como outro tipo de terapias complementares, tais como a acupuntura, a medicina tradicional chinesa, o yoga ou outras estão a ser reabilitadas e há mesmo a nível científico, o interesse em dar uma explicação lógica para este tipo de terapias complementares. Por outro lado, como em todas as áreas que abordam o bem-estar e a harmonia das pessoas que se sentem perdidas ou mais fragilizadas, há também sempre aqueles que se servem do seu conhecimento para enriquecer à custa dos outros, pessoas sem escrúpulos que se servem do conhecimento que o Universo lhes concedeu para enriquecerem…

Caro leitor, antes de recorrer a um centro que ministre este tipo de terapias complementares, informe-se se é o tipo de terapia que lhe convém e com a qual se identifica. Informe-se também sobre as atribuições das pessoas que trabalham e sobre os seus conhecimentos, compare preços e condições. Na Internet, há determinadas páginas que o ajudarão a informar-se e a ser esclarecido. Eu própria já participei em várias ocasiões em mesas redondas e sessões de esclarecimento sobre esta terapia que é o Reiki.

Neste momento, a nossa cidade está a despertar para este tipo de terapias. Há já alguns centros de saúde e bem-estar que proporcionam aos seus utentes alguns desses tipos de terapias. Não se deixe envolver por publicidade menos adequada, faça valer os seus interesses, informe-se e faça uma escolha conscienciosa. Afinal é o seu bem-estar e o seu dinheiro que estão em causa…

Manuela Rainho

loading...
Share.

Deixe Comentário