Diário Atual

Os alunos da Escola Secundária Dr. Júlio Martins embelezaram um pouco mais a cidade de Chaves através da criação de sete painéis de graffiti. As obras foram apresentadas na terça-feira, dia 20, e encontram-se junto ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Os trabalhos foram concebidos pelos alunos das sete turmas de 9º ano durante as aulas de Educação Visual. Para a realização das obras, os 130 alunos contaram com o apoio dos três professores da disciplina na escola, Paula Melo, João Florêncio e Sérgio Almeida, que foram os responsáveis pela contextualização do género artístico da “arte de rua” e por transmitir aos estudantes as técnicas adequadas para a concretização das obras.

Ao princípio, contou João Florêncio, os alunos ficaram muito impressionados, pois nunca tinham feito trabalhos na área do graffiti e “notou-se algum receio”.
“Quando se trabalha com spray há sempre solução para o caso de ocorrer algum erro. E foi isso que fomos transmitindo aos alunos para que ganhassem mais confiança e no final muitos deles passaram a gostar da técnica”, sublinhou o professor de Educação Visual.

Os sete painéis finais foram baseados sobretudo nas obras do graffiter português Vihls, conhecido por esculpir rostos em paredes, mas também em trabalhos de Banksy, Basquiat e Keith Haring.
Para falar sobre este estilo artístico e sobre a sua experiência enquanto graffiter, o flaviense António Luís Guedes foi convidado para uma palestra onde abordou junto dos alunos os vários procedimentos, técnicas e comportamentos de segurança a adotar durante a utilização das latas de spray.

Para Joaquim Tomaz, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, esta foi também uma boa forma de sensibilizar os estudantes para a aplicação dos graffiti em locais próprios.
Há regras que devem ser cumpridas e por isso mesmo “nós disponibilizamos estes espaços, e estamos disponíveis para abrir outros na escola,” para que os alunos possam dar largas à sua imaginação e para que percebam também que “é possível a escola abrir-se a novos métodos de trabalho e a novas experiências”, referiu o diretor do agrupamento.

A colocação dos painéis no parque de estacionamento junto à Ponte Dr. Mário Soares teve o apoio do município de Chaves.
O processo de criação dos alunos pode ser visualizado, através de fotografias e vídeos, no site do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. Na plataforma online é possível visualizar desde o momento das propostas individuais até ao resultado final.

Cátia Portela

 

Share.

Deixe Comentário