A primeira das três etapas do 19.º Portugal de Lés-a-Lés aproveitou o dia de feriado consagrado ao Corpo de Deus para ligar Vila Pouca de Aguiar ao Fundão, em viagem onde nem a intensa canícula ‘derreteu’ o prazer de rolar por duas das mais reputadas estradas nacionais, bem conhecidas além-fronteiras.

Da autoproclamada Capital do Granito à reconhecida Capital da Cereja, mais de 1800 motociclistas cumpriram 349 quilómetros repletos dos mais importantes ingredientes mototurísticos: paisagens de eleição, descoberta histórica, contacto com as gentes e, não menos importante, o prazer de condução.

Servido em doses ‘industriais’ desde a partida em terras aguiarenses, começando pela estrada património N2, prosseguindo depois pela N222, cujo troço entre o Peso da Régua e o Pinhão foi considerada a World Best Driving Road, com momentâneas escapadas para descobrir pontos de enorme beleza.

Mesmo com o acrescento de mais um dia para cumprir a ligação entre os dois extremos do mapa nacional, madrugar é imperioso para ganhar tempo de descoberta, com mais tempo para conhecer novos locais e, a meio de enorme vaga de calor, para aproveitar o fresco da manhã para cumprir os primeiros quilómetros.

Que, desta feita, N2 ‘abaixo’, levou a caravana até à Régua, não sem antes recordar as corridas do Circuito Internacional de Vila Real, com passagem pela bancada que mantém viva a chama da velocidade transmontana, e parar em Santa Marta de Penaguião, para ‘sui generis’ café à moda antiga, feitos em potes de ferro. E acompanhado por reforçado pequeno-almoço e cantares tradicionais que logo despertaram os mais sonolentos.

Entre os dias 14 e 17 de junho, centenas de motos passaram por localidades como Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Foz Côa, Sabugal, Campo Maior e Monsaraz. Uma verdadeira maratona mototurística.

loading...
Share.

Deixe Comentário