Diário Atual

O ano escolar está quase no fim. Para alguns alunos já chegou mesmo ao fim. Outros ainda têm mais uma semana de aulas, os alunos do primeiro ciclo, os do pré – escolar só no final do mês, e depois há os que têm Provas de Aferição, Provas de Equivalência, Provas Finais e Exames Nacionais.

Há que fazer balanços. Deixemos isso para depois. Aproveitemos o tempo e fazemos uma pausa. É tempo de confraternizar, de nos juntarmos todos, como comunidade educativa, alunos, professores, funcionários, pais e neste final de ano letivo compartilharmos alegrias, frustrações, e estarmos juntos.

É verdade que o tempo, o meteorológico não era muito convidativo, o calor tem sido em excesso.
Mas há que aproveitar para passar a mensagem: aprendemos sempre, todos os dias; estudar faz falta, ter princípios e ter regras é tão importante. Decidimos um programa com uma mensagem. Tem uma vida saudável, é meio caminho para seres mais feliz.

Chegar à escola, equipar, caminhar ou fazer um passeio de BTT. Foi a ementa servida para começar o dia. Orientada pelos professores de Educação Física, o professor Carlos Felisberto guiou-nos por um trilho pedestre de cerca de 8 km, entre Vidago, Vila Verde de Oura, Oura, com conclusão novamente na escola; o passeio BTT orientado pelo professor Paulo Soares, num percurso de cerca de 14 km, entre as mesmas localidades, ambos os percursos com um grau de dificuldade médio.

No meio do percurso uma intersecção na ponte romana de Oura, entre os grupos que caminhavam e os que iam de bicicleta, para uma pausa, ingerir líquidos, comer uma peça de fruta, fazer a foto de grupo e recuperar forças, algures no meio da natureza, das sombras refrescantes e do ar puro, que por aqui se respira.
Findos os percursos – caminhada e BTT, um almoço saudável, à base de grelhados (sardinhas, bifanas, caldo verde).

Apesar da festa de encerramento coincidir com o horário laboral, alguns pais e encarregados de educação compareceram ao programa definido.
No turno da tarde, um programa cultural. Momentos musicais, com alunos preparados pelo professor David Afonso brilharam pelo espectáculo que deram; também os outros alunos que preparam apresentações estiveram em destaque, pelo acerto, pela simetria, e pela beleza das atuações.

Paralelamente, decorreu um torneio do jogo da sueca. O par vencedor foi constituído pelos alunos António Rodrigues (8F) / Gonçalo Rua (6D), que venceram na final o par Martim Carvalhal (8F) / Rodrigo Ramos (7G).
Também, decorreu, em simultâneo um peddy paper, preparado pelo grupo de Educação Física para os alunos do primeiro ciclo. Com diversas provas físicas e de conhecimento. Onze equipas de 6 alunos do primeiro ciclo participaram, percorrendo todos os cantos da escola à procura de pistas.
O dia foi intenso, foi espectacular, rapidamente chegou ao fim.

Os prémios foram entregues, aos vencedores do torneio de sueca (acima destacados), do Peddy Paper – os grandes vencedores, da turma do 3ºA, ao Traquinas (Carolina Pinto, Santiago Soares, Maria Ferreira, Dânia Basto, Guilherme Portal e Catarina Teixeira), com 719 pontos, seguidos pelos Relâmpagos, alunos do 3ºB (Gabriel Gonçalves, Rafael Borges, Tomás Ferreira, Ema Sousa, Gisela Silva e Joana Ferreira), com 669 pontos; que ficaram à frente dos Reguilas, que perfizeram o total de 549 pontos, equipa de alunos, também do 3º B (Rodrigo Sousa, Daniel Vieira, Gonçalo Dias, Lara Queiroga, Sofia Cabenco e Juliana Oliveira).

Entregaram-se também os prémios do Canguru matemático, em que se destacaram os primeiros lugares a nível nacional dos alunos Simão Teixeira, Ricardo Portal e Filipe Valadar, alunos do 4ºA.
Um agradecimento a todos os que participaram e abrilhantaram este magnífico dia. Porque trouxeram bicicletas, cumpriram as regras de segurança, usaram o capacete, circularam em segurança.

Aos que caminharam, aos que fizeram o passeio de BTT, aos que cantaram, tocaram, dançaram, jogaram sueca, calcorrearam a escola à procura de pistas e passaram por exigentes provas físicas e de conhecimento; aos professores, guias que disseram presente e acompanharam este magnífico dia. Aos funcionários, que orientaram, qua ajudaram, na preparação do almoço, no apoio à caminhada e ao passeio de BTT, na organização dos espaços para o peddy paper, nas atuações. Aos pais que estiveram presentes, pedalando, convivendo no almoço convívio, a assistir às actuações. Obrigado a todos, Bem hajam.

Share.

Deixe Comentário