Diário Atual

Um sucesso. Assim foi considerada pelos valpacenses e visitantes da XVI Feira do Folar de Valpaços, o certame promovido pela Câmara Municipal de Valpaços, em parceria com a EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, que ganha terreno ano após ano.

FeiraFolar-Valpacos-(7)Na primeira feira realizada sob o comando do novo executivo, que tomou posse há cerca de seis meses, mais directamente ligado à Vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão, e ao presidente da Câmara Municipal, Amílcar Almeida, “o balanço é mais que positivo”.

A iniciativa foi um verdadeiro sucesso, não só pelo volume de negócios gerados, mas também pela grande afluência de público à sede do Concelho, com três dias de intenso movimento, em que sábado e domingo se registaram os pontos mais altos do certame.

As condições climatéricas que se fizeram sentir aliadas ao excelente programa de actividades e aos produtos de qualidade que Valpaços ofereceu fizeram chegar à “Capital do Folar” mais de 100 mil pessoas vindas um pouco de todo o país.

Foram três dias de festa e alegria com o volume global de negócios a superar o 1,5 milhão de euros, num grande reforço para a economia local.

Na hora do balanço, Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal, não escondeu o sentimento de agrado pelo sucesso alcançado nesta 16ª edição da Feira do Folar de Valpaços.

O edil valpacense assumiu com muita satisfação o estrondoso sucesso alcançado com a divulgação no certame em diversos meios de comunicação, bem como em diversos eventos gastronómicos. “Foram três dias de casa cheia onde foram cumpridas as mais altas expectativas”, sustentou o Presidente da Câmara, afirmando ainda que “tudo correu bem, desde a excelente organização, às vendas efectuadas, a moldura humana e a fantástica animação que culminou com a transmissão em directo na RTP1, no programa “ Aqui Portugal”, onde a nossa história, a nossa gastronomia e a nossa cultura estiveram em destaque para todo o mundo”.

Segundo Amílcar Almeida tudo correu de feição com os “expositores a não ter mãos a medir para satisfazer os gostos dos visitantes que vieram de muito longe para degustar os nossos produtos de excelência”.

Para Teresa Pavão, na organização do evento pela primeira vez, a Feira do Folar de Valpaços “é o cartão-de-visita do concelho”. “A feira correu muito bem. Tentamos imprimir algumas mudanças que tiveram êxito. É tempo agora de analisar o que esteve menos bem e tentar sempre melhorar”, afiançou.

No final do certame, quer organização quer produtores todos foram unânimes em afirmar que a Feira do Folar de Valpaços é uma marca que muito orgulha o concelho.

Ilustres convidados engrandeceram XVI Feira do Folar de Valpaços

O Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, presidiu à Cerimónia de Inauguração da XVI Feira do Folar – Produtos da terra e seus Sabores, ao final da tarde de sexta-feira, dia 11, tendo sido recebido pela Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Valpaços e pela Banda Municipal de Valpaços.

Acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, de todo o executivo camarário e de dezenas de autarcas e responsáveis de entidades de toda a região, António Leitão Amaro visitou a quase uma centena de expositores que compuseram o certame e que deram a conhecer a todos os visitantes os produtos locais de excelência, nomeadamente, o azeite, o vinho, o fumeiro, o mel, o bolo podre, os frutos secos, a doçaria, os licores, e o rei da festa… o Folar de Valpaços.

A comitiva visitou, ainda, os seis restaurantes e tasquinhas, que apresentaram ao público os melhores pratos e petiscos.

Confrontado com as perguntas dos jornalistas, o Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, garantiu em Valpaços que a transferência de competências para as Juntas de Freguesia vai ser acompanhada pelo respectivo envelope financeiro. “A lei nova, do ano passado, aumenta as competências de duas maneiras: uma delas tem como correspondente um aumento de receitas de 12 por cento com o IMI urbano que não tinham, depois outro conjunto de competências é transferido na medida em que for feito um acordo com os municípios, com as Câmaras Municipais”, realçou. O governante disse, ainda, que a transferência das competências das Câmaras para as Juntas tem que ser acompanhadas pelos respectivos meios para poderem ser executadas. “As competências que as freguesias estão a receber são competências que pertenciam aos municípios, que recebiam meios para exercer essas competências, ou seja só há novas competências com meios”, garantiu.

Já no sábado, dia 12, ao início da tarde, a Banda Municipal de Valpaços deu as boas-vindas ao Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, que visitou o recinto da Feira do Folar durante mais de duas horas. O Primeiro-Ministro, que juntamente com Agostinho Branquinho, secretário de estado da Segurança Social, haviam inaugurado um equipamento social na cidade valpacense horas antes, cumprimentou os expositores, abordou-os sobre os produtos expostos e o negócio, provou e brindou com vinho do concelho, sempre acompanhado de Amílcar Almeida e de todo o executivo da autarquia.

Programa de Televisão em directo, Show Cooking e provas comentadas complementaram o programa

Uma das atracções da XVI Feira do Folar de Valpaços foi o Programa da RTP1, Aqui Portugal, com apresentação de Jorge Gabriel e Sónia Araújo, que no sábado, dia 12, durante mais de seis horas deram a mostrar a todo o país e ao mundo o que de melhor Valpaços tem para oferecer, a partir do recinto da feira. Hélder Reis interveio também com vários convidados, que destacaram os sucessos dos valpacenses em várias áreas, desde a confecção de doçaria com castanha, confecção do folar, bolo podre, fumeiro, frutos secos, azeite, vinho, sucesso nas competições desportivas, entre outras.

Paralelamente, sexta-feira e sábado, Sandra Pinto, finalista do programa de televisão Chefs’ Academy, mostrou novas formas de utilizar na cozinha os produtos locais, na novidade de Show Cooking do evento.

Por sua vez, no sábado, também as provas comentadas de azeites e vinhos colocaram em destaque os melhores sucos extraídos dos olivais e vinhas do concelho, com especialistas a abordarem questões ligadas a sectores de excelência e em expansão em Valpaços.

Eventos desportivos atraem centenas de participantes

Os eventos desportivos também já ganharam terreno na Feira do Folar de Valpaços e atraíram centenas de participantes e espectadores, entre sexta-feira e domingo.

O II Passeio BTT “Rota do Folar”, organizado pela Valpaços Aventura Bike, teve uma participação de mais de 200 elementos, vindos de toda a região norte do país. Com dois percursos, a maratona de cerca de 65 Kms e a meia maratona de cerca de 41 Kms, a organização privilegiou sobretudo os trilhos e caminhos rurais, que deliciaram os participantes.

Também o XI RAID TT “Rota do Folar” (nocturno e diurno), e pista de obstáculos, próxima do recinto da feira, provas organizadas pelos Usprigozus, continuam a atrair centenas de participantes. Este ano, o evento desportivo, que conquista aventureiros lusos, espanhóis e franceses (quase 30) contou com cerca de três centenas de participantes, que mais uma vez elogiaram os percursos, a paisagem, a boa gastronomia e a organização do evento.

Durante toda a tarde de domingo, foram ainda protagonistas as bandas de música, os ranchos folclóricos, coros e grupo de dança do concelho, que subiram ao palco e mostraram um pouco da cultura valpacense.

À semelhança das edições anteriores, o certame gastronómico foi promovido, em parceria, pela Câmara Municipal de Valpaços e a EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, com o objectivo de fomentar a economia e atractividade do concelho.

Cátia Mata

 

loading...
Share.

Deixe Comentário