Diário Atual

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, homologou o Protocolo de Colaboração do Gabinete de Apoio ao Emigrante entre o Município de Vila Pouca de Aguiar, representado pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, representada pelo diretor-geral, João Maria Cabral.

201402071517381391786258Nesta cerimónia oficial da criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante, que decorreu a 7 de fevereiro nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, realçou que Vila Pouca de Aguiar é um concelho com bastante emigração e através deste gabinete vai ser possível cumprir várias funções de interesse para os aguiarenses.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, referiu que este acordo pode ter um impacto muito grande nos aguiarenses em que o contributo das comunidades portuguesas é decisivo para o desenvolvimento local, designadamente no mercado imobiliário e no turismo de lusodescendentes.

Nas intervenções foi ainda relevada a importância dos autarcas das freguesias como veículos de comunicação do Gabinete de Apoio ao Emigrante junto das populações. O membro do governo assinou o Livro de Honra da Câmara e foi agraciado pelo Município.

A comitiva visitou as instalações do Gabinete de Apoio ao Emigrante (edifício a escassos metros da autarquia onde também funciona a Vitaguiar) e ali foram sublinhadas as diversas funções deste novo serviço, designadamente com declarações (carta de condução, ensino superior, e outras), segurança social (acompanhamento de pedidos de pensões e outras tarefas) e diversas informações (legalização de viaturas, aconselhamento para emigrar, reconhecimento de habilitações literárias, e outras).

Redacção/CM Vila Pouca de Aguiar

 

loading...
Share.

Deixe Comentário