Diário Atual
Ana Mesquita

Ana Mesquita

Caros leitores, esta semana trago dois temas, um de como organizar um treino para o cérebro e o outro acerca do exercício durante o inverno.

O cérebro é o órgão específico da ação, uma vez que determina, avalia e decide. Assim, o cérebro necessita de ser exercitado, assim sendo, os cientistas criaram vários tipos de programas para o mantermos ágil, saudável e em forma.

Se para mantermos um corpo saudável, necessitamos de sessões de treinos, que estimulem os nossos músculos, também para fortalecer o nosso cérebro necessitamos de estimular a nossa massa cinzenta, exercitando-a. De acordo com recentes investigações, podemos retardar o efeito do envelhecimento neural e o aparecimento de doenças causadas pelo transtorno neurológico como a Alzheimer, Parkinson e a Huntington (caracterizada por causar movimentos corporais anormais e falta de coordenação).

Nesta altura, o leitor deve estar a pensar o que poderá fazer para exercitar o seu cérebro, passo a citar:

· Quando realizar exercícios físicos, dê prioridade aos treinos de coordenação;

· Treinar todos os dias, com exercícios de memória, palavras cruzadas, leitura, etc;

· Proteger o crânio contra lesões com capacetes, gorros para o frio, etc;

· Ter pensamentos positivos, ajuda o cérebro a ter atividade;

· Uma dieta rica em glicose e vitaminas;

· E a realização do ato sexual traduz uma componente importante, na medida que aumenta a autoestima e liberta endorfinas, que estimulam a memória.

A população sofre com a rotina diária, o sedentarismo, a apatia social, a hipertensão e a má alimentação são prejudiciais, não só para o corpo, como também para o nosso cérebro. Para que a mente e o corpo continuem saudáveis necessitamos desperta-los, seguindo a lista acima referida.

Ao exercitar uma determinada função cerebral, tal como a memória, a capacidade associativa, a velocidade de processamento dos programas de exercícios, a utilização dos cinco sentidos de maneira não usual, são fatores que estimulam e ajudam a quebrar o quotidiano e a tornar o cérebro forte e saudável.

Assim, o exercício físico passa também pela sua cabeça, mais precisamente pelo seu cérebro.

O outro tema que me foi sugerido por uma leitora, é o exercício físico no inverno. Um tema interessante, já que a maioria não sabe que é no inverno que se queima mais gordura.

Biologicamente para mantermos a nossa temperatura corporal (homeostasia) no inverno, necessitamos de aumentar o nosso metabolismo, por isso consumimos mais alimentos, em prol de produzirmos mais energia.

A prática de exercício físico leva também, a aumentar esse gasto energético, por isso basta realizar, sensivelmente três sessões por semana de desporto. Toda a gente sabe, que o frio aumenta a vontade de comer alimentos calóricos, mas esta é uma defesa natural do organismo, ou seja, um mecanismo inato contra a variação da temperatura. O que por sua vez, nos vai fazer acumular gordura e quando chegamos ao verão, lá anda ela sempre ao nosso lado.

Um alerta que deixo é a da hidratação durante a prática do exercício físico no inverno. Muitas vezes, por estarem temperaturas mais baixas, como as que temos sentido nos últimos dias, a tendência é para não se sentir sede, mas não podemos de descuidar o consumo de líquidos, principalmente se estamos em atividade física. A água é muito importante, como já foi referenciada em outras rúbricas, aqui no “Saúde, não Mente”, pois pode levar a uma maior vulnerabilidade do sistema imunológico, ficando o organismo mais exposto a infeções, gripes, etc.

Falta adicionar à hidratação e à queima da gordura, referir o sedentarismo, como mais um problema propício no inverno. As pessoas têm tendência a não se mexer muito, não sair de casa e optarem pelo carro, até quando o destino é o final da rua, isto apenas porque “está frio”. Se bem que a noção da própria palavra “frio” tem conotações distintas, dependendo do individuo, basta perguntar a um escandinavo, que certamente dirá que 5ºC não será “inverno” no seu conceito. Voltando ao sedentarismo, já é considerado uma doença pela OMS, que por sua vez está na origem de muitas outras, um male que tem se ser combatido o ano INTEIRO!

Outros cuidados a ter no inverno é o de usar roupas leves e quentes, usar muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso (dissolvidos no suor), o que não é saudável, porque o que se pretende é eliminar gordura e não sais minerais. Aquecer e alongar os músculos, hidratar o corpo antes, durante e depois da prática desportiva.

Para terminar, apenas realçar que, no passado dia 9 de dezembro, teve lugar o workshop “Como funciona o seu corpo”. Aproveito e agradeço desde já, pela minha participação, ao Lar de Mairos, onde foi uma agradável surpresa as instalações, a gestão humana, a organização e o relacionamento entre os presentes. Louvo ainda, a dedicação dos funcionários, em prol do bem-estar e conforto dos seus utentes. Um bem-haja a todas as iniciativas do género que deveriam prosperar nesta altura do ano.

Recorde-se, este inverno não se meta debaixo dos cobertores, mexa-se pela sua saúde! Alguma dúvida que lhe surja ou algum tema que gostasse de ver aqui esclarecido, entre em contato com a nossa equipa: [email protected]

loading...
Share.

1 comentário

  1. É apenas para lhe dizer que adoro o desporto, posso dizer que sou um viciado do desporto, gosto muito de ler esses teus textos apesar de aprender consigo gerir melhor o treino.
    Obrigada bons treinos .

Deixe Comentário