Diário Atual
Ana Dias

Ana Dias

Preparados para mais uma crónica?
Espero que tenham iniciado bem as férias do Verão, desejo boa sorte a todos os que ainda estão a estudar para os exames.
Esta semana trago-vos uma grande sugestão de leitura para as férias… “Prometo Falhar” do Pedro Chagas Freitas, editado em Abril de 2014.
Prometo Falhar é um livro de amor.
O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta.
O amor.
No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra.
Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo.
Menos do amor.
Já vos tinha falado deste autor algures numa crónica anterior, conheci-o através dos campeonatos de escrita que organiza, nos quais já participei, acompanhei pelo Facebook o desenvolver de duas obras dele: “In Sexus Veritas” (mais destinado a leitores adultos) e “Ou é tudo ou não vale nada” (escrita ao vivo, durante 24h, com a participação de fãs e figuras conhecidas que foram dando ideias).
Li vários textos soltos dele e há já algum tempo que tinha imensa curiosidade de ler um livro dele, mal soube da edição de “Prometo Falhar” adquiri-o logo. Terminei-o esta semana e posso-vos dizer que é uma verdadeira obra-prima, chamava-lhe a “Bíblia da vida”, onde cada leitor encontra em cada história um pedacinho de si, da sua história, de momentos seus. Este não é um livro qualquer, não é um romance qualquer, onde há apenas uma história, é todo um conjunto de histórias, de situações onde o “Amor” está presente nas suas mais diversas vertentes e onde existe sempre uma falha nas relações. Há textos que marcam e ficam na memória pela sensibilidade que transmitem.
Estava agora a recordar-me de um texto, que é a história de um pai que estava numa cama do hospital, de repente chega a filha que o incita a ir brincar com ela e ele só responde: O pai agora não pode. Nenhum pai deveria ser obrigado a dizer que não pode.
Este é só um dos muitos exemplos de histórias marcantes que irão encontrar neste livro, vale a pena lerem.
Se quiserem conhecer o Pedro Chagas Freitas, ele estará no sábado ao fim da tarde no El Corte Inglês de Gaia a apresentar o livro.
Até para a semana!

loading...
Share.

Deixe Comentário