Diário Atual
Ana Dias

Ana Dias

Preparados para mais uma crónica jornalesca?!

Esta semana quero dar-vos a conhecer mais uma autora flaviense, desta vez de livros infantis… Sílvia Alves.

Sílvia Alves é natural de Chaves, frequentou o Curso de Biologia e Geologia da Universidade do Minho. Foi Professora de Ciências durante doze anos. Foi a autora do suplemento do Semanário “Região de Leiria” intitulado “Bruxinha” e coordenadora editorial entre 1999 e 2011. Tem participado em várias revistas, em seminários e congressos nacionais e internacionais, realizado várias sessões de histórias e mediação de leitura em variados locais do país. Tem quatro livros publicados, sendo o primeiro livro “Coisas de Mãe” (2006), ilustrações de João Caetano, Editora Paulinas, integrado no Plano Nacional de Leitura. Em 2009 editou “A Feiticeira do Bosque e o Professor Botânca”, ilustrações Simão Vieira, Editora Paulinas. Em 2011 editou “E tu, gostas de histórias?” novamente pela Editora Paulinas.

O seu mais recente trabalho publicado em 2012 intitula-se “A Fábrica do Tempo”, e é da Editora Livros Horizonte.

Sinopse de “Coisas de Mãe:

“Num tempo em que não há caminhos feitos, todos podem andar por todo o lado e comer maçãs com cheiro de maçã!

Uma mãe adormece a filha com uma canção e histórias vindas dos montes do Norte com cheiro a pão de forno e cores de lantejoulas de ciganas… Era uma vez… Uma formiga chamada Matilde farta de seguir o carreiro e com um sonho: deitar-se de barriga para o Sol e não pensar no Inverno, nem sequer no dia de amanhã!

– E depois?

Depois a mãe continua a contar. A menina ri! E, todas as noites, adormece no meio de um abraço ao som do canto da mãe que espanta o medo dos lobos.”

Sinopse “Fábrica do Tempo”:

“ Na Grande Fábrica onde se faz o Tempo está a haver uma revolução! A escolha do Ano Novo costuma ser feita ao acaso mas este ano todos podem dar uma opinião. Um ano especialista em matemática propõe muita organização, outro, mais folião, quer festas todos os dias”.

Cruzei-me com Sílvia Alves, na feira do livro realizada, em Chaves, em 2011, organizada pelas Bibliotecas escolares, participou na feira como autora no mesmo dia que eu. Gostei muito das histórias que ouvi, ela tem muito jeito para o público mais jovem, conseguia cativar as crianças, mantê-las atentas e era a doçura em pessoa, isso notou-se bastante, pois era a autora mais pretendida para autógrafos.

Boas leituras e até para a semana!

 

loading...
Share.

Deixe Comentário