Diário Atual
Ana Dias

Ana Dias

Preparados para a época natalícia?! Espero que sim.

Esta semana trago-vos uma sugestão de teatro, durante o fim-de-semana passado e este, vai estar em cena no Teatro Rivoli no Porto, a adaptação do livro “Morreste-me” de José Luís Peixoto para peça de teatro.

O texto da peça vai ser interpretado pela actriz Sandra Barata Belo, conhecida pelo papel de “Amália”.

“Morreste-me” conta o regresso de uma filha à casa onde vivia com os pais, depois da morte do pai, vítima de cancro. Só que desta vez a casa está vazia e fria restando apenas memórias de um tempo em que foram felizes. É no cenário de uma casa alentejana que decorre a ação. Revisitar a casa é revisitar a infância, o quintal, os passeios de bicicleta. A vida. É visitar o pai. “Morreste-me” é tão-somente uma profunda declaração de amor.

Para fechar o núcleo artístico deste projecto, Sandra Barata Belo convidou António Zambujo, também ele alentejano, que compôs a música do espectáculo. São três artistas bem conhecidos do público português e não só, de três áreas distintas: escrita, música e teatro. No caso da Sandra Barata Belo, o seu trabalho como atriz estende-se também à televisão e ao cinema.

Os figurinos são de Ricardo Preto, um conceituado “designer” de moda português que este ano, e pelo segundo ano consecutivo, abriu a Moda Lisboa.

O cenário tem a assinatura de Rui Francisco, cenógrafo que costuma colaborar com grandes companhias de teatro e para grandes produções de televisão.

A adaptação/dramaturgia/encenação são da responsabilidade de Sandra Barata Belo e de Cátia Ribeiro, também ela actriz e encenadora.

Há algum tempo que queria ver esta peça de teatro, mas ainda não tinha surgido a oportunidade, pois a apresentação da mesma tem acontecido mais para Sul, Lisboa e Sintra, onde teve sala esgotada. Na semana passada descobri por mero acaso no site oficial de José Luís Peixoto que iria estar no Porto e não quis perder a oportunidade. O livro é fantástico, para quem ainda não o leu, é uma leitura que aconselho, o livro é pequeno e lê-se muito bem, é um texto comovente.

As expectativas são muitas e não tenho quaisquer dúvidas de que vai ser uma noite memorável, já agora, o bilhete custa 12 euros, e os horários são os seguintes: Sextas e Sábados pelas 21h30 e aos Domingos pelas 16h30.

Até para a semana!

loading...
Share.

Deixe Comentário