Diário Atual

Olga Marques inaugurou no dia 18 de Dezembro, a exposição de presépios em Barro, na Biblioteca Municipal de Valpaços, que estará patente até ao dia 31 de Janeiro de 2014.

 Presepios-Valpacos-(6)Ao som de música e de versos poéticos, protagonizados por discípulos da Escola Osnabruck, a ceramista e escultora Olga Marques inaugurou a exposição “Encontro”, que se trata de uma mostra de presépios em barro, onde as pessoas podem ver as diversas peças ligadas assim também ao tema da família.

A escultora, natural de Vila Nova de Famalicão, trouxe até Valpaços a sua maior paixão, os presépios, que retratam os diferentes momentos da natalidade. “Uma exposição diferente com presépios completamente diferentes, que acho que vale a pena ver”, afirmou a artista, na cerimónia da inauguração, na passada quarta-feira, dia 18, que contou com a presença da Vereadora da Cultura do Município de Valpaços, Teresa Pavão, e de João Thedim, que apresentou a autora e a exposição.

Para Olga Marques “é muito difícil” avançar com o tempo que demora a fazer cada peça, pois, na sua construção, cada uma passa por “várias fases”. Depois de idealizar o desenho, a artista pegou nas “diferentes cores de barro” e misturou-o, fazendo assim as várias peças sem o uso de “qualquer tipo de pintura”. Depois de o corpo ter “uma certa consistência”, a ceramista começa a “vesti-los” e no final, depois da secagem, vai ao forno durante, “mais ao menos, um dia e meio”.

É desta forma que do barro nascem naturalmente as diversas obras de arte que estão expostas na Biblioteca Municipal de Valpaços até ao dia 31 de Janeiro de 2014, podendo ser visitada no horário regular da biblioteca, entre as 14h00 e as 18h30 às segundas-feiras, entre as 09h30 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h30 de 3.ª a 6.ª feira.

Em representação do pelouro da cultura, Teresa Pavão, referiu que foi “mais um fim de tarde excelente e de cultura”, onde se puderam visualizar obras que representam o Natal. “Estão muito bonitas, há aqui arte mesmo, com expressão de sentimentos. Muitas vezes as representações do presépio parecem-nos com as figuras inexpressivas, aqui não. É de facto um pico de cultura que está aqui presente”, frisou.

No final, Teresa Pavão deixou um convite à comunidade, para que apareça na Biblioteca Municipal e visite a exposição que “vale a pena ver”, concluindo que a autarquia vai continuar a apostar na cultura, nas suas mais diversas manifestações.

De ressaltar que Olga Marques foi premiada, por diversas vezes, nomeadamente num concurso nos Estados Unidos e tem dois dos seus presépios expostos num museu em Salvador da Baía, Brasil. Já recebeu o 3.º prémio Nacional de Artesanato, de Artesanato Criativo da Delegação Regional, foi contemplada com uma menção honrosa, Prémio Nacional de Artesanato Tradicional, Especial Cerâmica, venceu o 1.º prémio num concurso promovido pela autarquia famalicense, com a Peça Camilo Castelo Branco, participou ainda na Feira Internacional de Lisboa, onde ganhou o 1.º prémio da Feira de Artesanato, com a peça Ceia de Cristo.

Cátia Mata

loading...
Share.

Deixe Comentário