Diário Atual

 O Dia Internacional dos Museus vai ser comemorado na cidade flaviense nos dias 16 e 18 de Maio com várias actividades a condizer. Os destaques, como não poderia deixar de ser, vão para o Museu da Região Flaviense, Praça de Camões e Torre de Menagem.

cartaz museusDesta forma, na sexta-feira, 16 de Maio, pelas 21h30, serão apresentados pela Academia de Artes de Chaves, uma série de espectáculos subordinados ao tema “Os caminhos da história”. As apresentações terão quatro paragens obrigatórias ao longo do museu e onde os vistantes poderão observar em promenor os objectos expostos ao mesmo tempo que lhes é relatada a história.

1ª Paragem – Pórtico do Museu

“As portas da história” – A viagem inicia com o som majestoso e imponente da história, preparando o caminho por algumas das épocas mais icónicas da História Universal.

2ª Paragem – Interior do Museu

“Séc. XX: A revolução das ideias” – Paramos para assistir à revolução das ideias, da sociedade, do mundo em geral. Século da inovação e da evolução do pensamento.

3ª Paragem – Passagem Museu para a Torre de Menagem

“A opulência do Barroso” – Época da opulência e do luxo. A expressão do sentimento e da vida através da música reflete-se neste período.

4ª Paragem – Torre de Menagem

“O renascimento da cultura”  – O Renascimento, época de grandes mentes e pensadores, revolucionou a forma como o Homem se via a si próprio e o que o rodeava, criando assim a identidade que hoje temos.

Já no domingo,18 de Maio, serão disponibilizadas entradas gratuitas à Rede de Museus Municipais.

getimageRecorde-se que o Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente há mais de 30 anos no dia 18 de maio. As celebrações podem durar um dia, um fim-de-semana, ou uma semana inteira, mantendo-se sempre o mote central da celebração: “Os museus são um meio importante de troca cultural, enriquecimento das culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre as pessoas”. Este ano, o Dia Internacional dos Museus tem como tema ‘Museus: As colecções criam conexões’.

As iniciativas em Chaves são organizadas pelo Município, em parceria com a Associação Chaves Viva.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário