Diário Atual

O Hotel “Art & Spa” em Boticas e o Parque de “Natureza & Biodiversidade”, em Boticas, foram oficialmente inaugurados a 31 de Maio, sábado, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Estas duas infraestruturas visam promover o turismo no concelho e valorizar os recursos naturais da região.

Prim-Ministro-Boticas-(5)O primeiro-ministro português foi recebido pela Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Boticas e por centenas de pessoas, na Praça do Município, que aplaudiram à sua chegada. De seguida procedeu-se à sessão solene no Salão Nobre da câmara que contou com a presença do Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, e com várias figuras representativas dos poderes locais da região do Alto Tâmega.
Na cerimónia solene foi proferida a assinatura de um protocolo de cedência dos viveiros de truticultura com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que irá permitir ao Parque de “Natureza & Biodiversidade” oferecer aos seus visitantes maior diversidade na área da fauna.
O parque natural de Boticas, localizado na zona de Relva, junto à Ponte Pedrinha, é um investimento público que visa valorizar o património natural e paisagístico, através da preservação da biodiversidade e das espécies autóctones existentes na região ao mesmo tempo que pretende ser um pólo dinamizador da economia local. No total foram investidos cerca de três milhões de euros, sendo comparticipados em 80% por fundos comunitários.
Por seu lado, a unidade hoteleira de quatro estrelas, que se encontra localizado junto ao Centro de Artes Nadir Afonso, trata-se de um investimento privado e é promovido pela Período Azul – Actividades Hoteleiras e Artísticas. A construção do “Boticas Hotel – Art & Spa” pretende dinamizar o turismo na região. O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, referiu que o novo edifício vai permitir dar resposta aos turistas que visitam o município, uma vez que Boticas carecia de uma infraestrutura que fosse capaz de receber o crescente número de visitantes.
O hotel tem 44 quartos, dos quais, duas suites, um restaurante de cozinha tradicional e uma vinoteca que pretende dar destaque aos vinhos do Norte e de Trás-os-Montes. A unidade oferece ainda diversos espaços de relaxamento com spa, piscina interior, sauna, banho turco, jacuzzi, duche escocês, massagem vichy e gabinetes de massagem. Dispõe também de um ginásio com equipamentos de cardio-fitness e musculação e uma sala para aulas de grupos.
Durante a sessão solene, Fernando Queiroga lembrou o esforço que o município botiquense tem feito nos últimos anos para a fixação das empresas e das pessoas, nomeadamente através da redução do IRS e através de outros incentivos fiscais. Neste sentido, o autarca disse que é impensável que as empresas tenham de se deslocar para fora da região para tratar de assuntos administrativos, referindo-se desta forma ao encerramento do tribunal e de outros serviços em Boticas. Assim, concluiu Fernando Queiroga, “é necessário criar parcerias entre o poder central e o poder local que assegurem os serviços na região”.
O autarca lembrou ainda o papel determinante que a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) tem desempenhado no desenvolvimento do interior. “O nosso sucesso passa também pelo sucesso dos nossos vizinhos”, frisou o dirigente.
De seguida, foi entregue a Pedro Passos Coelho a “Chaves de Ouro” que agradeceu pela distinção e elogiou o trabalho desenvolvido pelo município barrosão. “É notável a transformação que se fez destas terras nos últimos anos sem pôr em causa as tradições e os costumes”, disse o dirigente português. No seu discurso o primeiro-ministro falou ainda sobre as suas principais apreensões. “Durante anos tentámos corrigir as assimetrias entre o litoral e o interior para que as pessoas não tivessem de abandonar as suas terras” através de “incentivos fiscais, complementos remuneratórios para a fixação de profissionais de saúde, ou seja, já foram aplicadas muitas medidas mas os resultados não são os esperados”. Desta forma, Pedro Passos Coelho destacou a utilização da “tecnologia” como o caminho a seguir pelas empresas no sentido de tornar os produtos mais atractivos e vendáveis no mercado externo e defendeu a reorganização dos serviços da administração central que permitisse dar maior autonomia aos serviços locais. “Vamos discutir quais as responsabilidades que os municípios devem ter, com as devidas garantias financeiras, (…) e fazer um novo Tratado de Tordesilhas entre a administração central e a local”, explicou.
Na semana em que o Tribunal Constitucional chumbou os cortes salariais na função pública, Pedro Passos Coelho classificou o chumbo como uma “decisão incompreensível” e afirmou que “não deixarei que estas adversidades ponham em causa o esforço dos portugueses e que recuemos (…) ao abismo de 2011/2012”, concluiu.
Depois do Hotel de quatro estrelas ter sido inaugurado, foi a vez do Parque de “Natureza & Biodiversidade” receber o primeiro-ministro e toda a comitiva. Aí, o técnico do parque apresentou as valências do espaço assim como deu a conhecer algum do trabalho que está a ser desenvolvido, nomeadamente, ao nível da flora e da fauna.
No final do encontro foi oferecido um almoço a todos os presentes e à população que, vindos de todas as freguesias do município botiquense, aproveitaram para conhecer o espaço agora inaugurado.

Cátia Portela

 

loading...
Share.

Deixe Comentário