A Unidade de Saúde Pública (USP) do ACES do Alto Tâmega e Barroso está a percorrer todas as Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) do território para se assegurarem que todas as medidas relativas à pandemia da Covid-19 estão a ser cumpridas.

Estas vistorias, coordenadas pela USP, têm o acompanhamento de elementos da Segurança Social e da Proteção Civil e são realizadas de acordo com o despacho da ministra da Saúde para acompanhar as instituições no cumprimento das normas e garantir a segurança dos residentes de lares de idosos.

“As ações de acompanhamento às Estruturas Residenciais para Idosos já começaram no mês de março, com a aprovação e implementação dos planos de contingência. Nos meses de abril e maio já houve visitas com autoridades policiais e a saúde. Neste momento visamos acompanhar de forma efetiva se os planos de contingência estão a ser cumpridos. Se estão a ser cumpridas todas as medidas de segurança, de higiene e de prevenção”, explicou Tânia Fernandes, técnica de saúde ambiental, na passada sexta-feira, dia 21 de agosto, à porta do Centro Social e Paroquial S. Tiago de Mairos, no concelho de Chaves, antes da realização de mais uma destas ações.

Estando a percorrer as diversas ERPI dos seis concelhos do Alto Tâmega – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – Tânia Fernandes revelou que “o saldo tem sido positivo. Obviamente que em alguns casos há alguns pequenos reajustes a fazer, mas no geral estão a ser cumpridos os planos de contingência, as medidas de proteção individual. As normas de higiene e segurança estão a ser mesmo muito bem cumpridas, a nível de desinfeção, a nível de cuidados com as colaboradoras”.

USP realiza ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Chaves

Na noite deste mesmo dia, alguns elementos desta USP, acompanhados pela Polícia de Segurança Pública, realizaram ações de fiscalização em vários estabelecimentos da cidade de Chaves, nomeadamente cafés e bares.

Apesar de no geral as pessoas estarem a cumprir com as devidas normas, houve algumas situações de incumprimento que tiveram de ser sinalizadas.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário