Diário Atual

Zeus é uma figura central da famosa e rica mitologia grega. Desde as suas lutas épicas, até às intrigas familiares com esposas e amantes, terminando no enorme legado que deixou sob a forma de filhos e filhas, existe muito para descobrir sobre a maior das divindades do Monte Olimpo. 

A história do nascimento de Zeus

Zeus é um deus muito popular na mitologia grega. É apresentado como sendo o último filho do casal de titãs Cronos e Rhea. Cronus, que tinha acabado de tomar o controlo dos céus ao seu pai Urano, tinha medo que os seus próprios filhos o derrubassem. Pode ler mais sobre a vida do Deus Zeus em: https://whoiszeus.pt.

Por esse motivo, ele resolveu comer os seus primeiros cinco filhos. Mas Rhea, determinada a salvar o seu próximo filho, Zeus, deu-o à luz em segredo e confiou-o à sua mãe Gaia, que por sua vez, o escondeu numa caverna. Para enganar Cronos, Rhea apresentou-lhe uma pedra embrulhada em cobertores, que ele comeu, pensando tratar-se de Zeus.

De acordo com o mito, Zeus nasceu na ilha de Creta, mas existem diferentes histórias sobre a localização da caverna onde ele esteve escondido. Enquanto alguns autores dizem que foi no Monte Dicte, outros dizem que foi no Monte Ida.

Numa versão da história, Zeus foi criado por uma cabra chamada Amalthea, que o amamentou. Para esconder os seus gritos de Cronos, um grupo de guerreiros chamados Couretes dançava e batia com as suas armas. Numa outra versão, Amalthea era uma ninfa que cuidava de Zeus. Ela escondeu-o suspendendo o seu berço de uma árvore entre a terra, os céus e o mar, tornando-o assim invisível para Cronos.

O reinado de Zeus e os seus principais rivais

Após derrotar o seu pai Crono e de ocupar a posição cimeira no Monte do Olimpo, Zeus dividiu as áreas de governação com os seus irmãos. Contudo, o seu reinado foi tudo menos tranquilo. 

Antes de os restantes deuses do Olimpo tentarem derrubá-lo, Zeus enfrentou múltiplos desafios ao seu domínio, muitos dos quais foram instigados por Gaia, a deusa primordial da terra e mãe dos titãs. O melhor exemplo desses esforços é a criação de Tifão, um monstro criada por Gaia e Tártaro com o objetivo de destruir os deuses do Olimpo.

Este foi um momento importante para Zeus como líder, pois foi a primeira vez que ele foi verdadeiramente posto à prova. Enquanto os outros deuses escolheram fugir para o Egipto face ao poder aterrador de Tifão, Zeus escolheu ficar e lutar. A batalha foi intensa, com o resultado por vezes incerto. Mas, no final, Zeus saiu vitorioso, esmagando a rebelião e solidificando o seu domínio sobre o Monte Olimpo.

A segunda tentativa de derrubar Zeus também teve origem em Gaia e envolveu os Gigantes. Ao contrário da rebelião anterior, liderada por Tifão, este ataque ao Olimpo foi relativamente fácil de contrariar. Os deuses do Olimpo contaram com a ajuda do semideus Héracles nesta batalha, tornando a vitória ainda mais fácil.

Só quando os próprios deuses do Olimpo tentaram derrubar Zeus é que o seu domínio foi verdadeiramente ameaçado de novo. Esses esforços foram liderados por Hera, a rainha do Olimpo e uma das esposas de Zeus.

Como é sabido, Zeus tinha muitas amantes e várias esposas, motivando a ira da Hera. Eventualmente, ela pode ter chegado a um ponto em que a única solução seria remover Zeus e essa ideia levou-a a tentar um golpe com a ajuda de Apolo, Poseidon e Atena. 

Homero acreditava que só Poseidon tinha o poder de derrubar Zeus, mas escolheu não o fazer porque não ambicionava o trono. Em algumas versões, Hera drogou Zeus para induzir o sono profundo, enquanto noutras, o sono teve origem natural. 

Os outros deuses acorrentaram-no e começaram a discutir sobre quem iria tomar o seu lugar. Contudo, Tétis, a mãe de Aquiles, enviou uma mensagem a Briareus, o mais poderoso dos Cem-Mãos, pedindo a sua ajuda. Ele libertou Zeus e destruiu as correntes, forçando os outros deuses a ajoelharem-se e a aceitarem o seu fracasso.

Zeus continua a ser idolatrado nos dias de hoje?

Mesmo tratando-se de uma figura mitológica, Zeus e os deuses do Olimpo continuam a cativar milhares de pessoas, um pouco por todo o mundo. 

Na Grécia contemporânea, existem associações dedicadas à organização de eventos regulares, que visam lembrar e celebrar a herança mitológica da Grécia Antiga. 

Alguns bons exemplos são os Rituais nos antigos santuários dos deuses, no monte Hymettus e também as cerimónias no templo de Zeus. 

Também é fácil encontrar oficinas para crianças sobre a mitologias grega integradas noutros festivais locais, como o festival de ciências. Esta foi uma das formas encontradas pelas associações para fazer com que se continue a conhecer a história de Zeus e de outros deuses da mitologia grega e para que ela possa ser eternizada.

Share.

Deixe Comentário