Diário Atual

A cidade de Valpaços foi, no passado dia 16 de maio, a capital da leitura da região do Alto Tâmega, com a realização da Fase Intermunicipal do 12.º Concurso Nacional de Leitura no Pavilhão Multiusos.

Este concurso, que contou com a participação de alunos de todos os níveis de ensino dos seis concelhos da região, foi constituído pela realização de duas provas de eliminação, uma escrita e a outra oral, tendo os alunos, ao longo do dia, sido desafiados a demonstrar as suas competências ao nível da leitura expressiva, conhecimento das obras e dos autores, vocabulário, compreensão e argumentação.

“O trabalho diário que os professores desenvolvem junto da comunidade escolar é deveras importante, a ajuda sistemática que empreendem constantemente nas suas aulas resultam em alunos interessados, curiosos e preparados para realidades difíceis. Os ensinamentos ministrados traduzem-se em êxitos constantes e prova disso mesmo é o número de participantes que hoje se encontram aqui para realizar provas”, referiu Teresa Pavão, vereadora da Cultura, Educação e Desporto da Câmara Municipal de Valpaços que esteve no concurso em representação do município, integrando ainda o júri da prova, juntamente com Normando Vieira, Diretor da Educação, Cultura e Desporto, e Iochabel Ferreira, que integra o PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

Esta cerimónia contou ainda com momentos musicais a cargo do Mestre Francisco Diegues Doutel e de Patrícia Doutel, declamadora de poemas.

O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com a RTP, e tem a final marcada para o dia 10 de junho.

loading...
Share.

Deixe Comentário