Diário Atual

Têm início este sábado, dia 25, e terminam no dia 2 de setembro, as festas da cidade e do concelho de Valpaços em honra de Nossa Senhora da Saúde.

Nos dias 25 e 26 realiza-se o Torneio de Tiro aos Pratos, organizado pelo Clube de Tiro, Caça e Pesca de Valpaços. No sábado o início será às 14h e no domingo às 10h.

No dia 27, a partir das 22h, terá lugar o Festival de Folclore.

Na terça-feira, dia 28, às 21h haverá um Show de Capoeira, e às 22h atuação da Orquestra Sexto Sentido.

Às 20h30 de quarta-feira, dia 29, terá lugar a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora da Saúde, com início no Santuário até à Igreja Matriz.

Na quinta-feira sobe ao palco o primeiro nome sonante da música portuguesa que irá animar estas festas. A fadista Raquel Tavares atuará, no Largo da Feira, às 22h. De seguida, decorrerá uma arruada de concertinas pela cidade. “Este ano quisemos inovar e vamos ter a noite das concertinas. Isto é, quero acreditar que vamos ter para cima de 70 concertinas e quero que essa noite vá crescendo ao longo dos anos no sentido de termos uma noite diferente”, explicou Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços.

No dia 31 de agosto é a vez de Paulo Gonzo subir ao palco, a partir das 23h, logo seguido de HMB. Às 2h30 haverá animação com DJ’s. Todas as atuações serão no Largo da Feira.

Dia 1 de setembro, sábado, um dos destaques destas festividades é o 63º Circuito Motorizado, que terá início às 14h. Às 16h30 realiza-se outro dos momentos altos: a Grandiosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Saúde para o Santuário, seguida de missa solene. À noite a animação também não irá faltar. Às 22h arraial com as bandas musicais do concelho, seguida da atuação de Toy, às 23h30, e à 1h em ponto haverá grandioso fogo de artifício, e a noite terminará com a atuação do grupo “Amigosvitó”, à 1h30. Ambas as atuações decorrerão junto ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

“Quando elaboramos o programa das festividades do concelho temos o cuidado de olhar para os diversos públicos-alvos. Os mais jovens gostam de HMB, para as pessoas de outra faixa etária temos o Paulo Gonzo, depois temos gente que gosta de fado e, depois, temos música pimba, que também não é esquecida”, destacou Amílcar Almeida.

No domingo, último dia destas festividades, às 14h haverá Prova de Motocross: Campeonato Regional PentaControl Mx, e Nacional Iniciados Mx. Às 14h30 terá início o Circuito Nossa Senhora da Saúde em Ciclismo de Estrada, prova pertencente ao Campeonato Regional do ARC de Vila Real. À noite, a partir das 22h, a animação musical estará a cargo da Orquestra Sirilanka, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, e para encerrar estas festividades haverá, à 0h30 um grandioso fogo de artifício.

“Temos um programa recheado, muitíssimo bom, e que tem merecido elogios por parte da nossa população”, concluiu o autarca.

loading...
Share.

Deixe Comentário