Voluntários estão na serra do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, a limpar a floresta e as linhas de água existentes e a promover ações de reflorestação e de vigilância de incêndios.

A iniciativa insere-se no projeto Volunteer Escapes, promovido pela Associação Plantar uma Árvore, e visa capacitar os jovens através de trabalho prático voluntário de gestão da Rede Natura 2000. O projeto pertence ao recém-criado Corpo Europeu de Solidariedade.
Trinta e dois é o número previsto de jovens europeus que irão realizar, nos próximo dois anos, trabalho voluntário na serra do Alvão. O programa arrancou em julho deste ano.
Os voluntários realizam diversas atividades, que vão desde a limpeza da floresta, até à reflorestação e controlo das espécies de árvores, como é o caso da acácia, uma espécie invasora que domina o território onde está e não deixa crescer outras plantas, como os carvalhos, uma espécie autóctone desta região.
O projeto é destinado sobretudo a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, de toda a Europa, mas, ao mesmo tempo, pretende envolver a comunidade local, sensibilizando-a para as questões ambientais.
A ação conta com o apoio da Câmara de Vila Pouca de Aguiar.

loading...
Share.

Deixe Comentário