Diário Atual

A Liga de Futsal Amador de Valpaços (LFAV) foi criada na época 2012/2013 por Gilberto Vicente, que, aproveitando uma lacuna no desporto em geral, decidiu dar espaço a quem gosta de praticar futsal e não é federado. Agora que o segundo campeonato está a chegar ao fim, é tempo de fazer o balanço.

liga_futsal_amadorInicialmente foi criado um campeonato com oito equipas, com 12 praticantes cada, como máximo possível por equipa. A receita, diz o mentor, “foi um sucesso. Algumas empresas aderiram e patrocinaram equipas. As juntas de freguesia também foram importantes. O público em geral também aderiu e houve jogos com bastante apoio às equipas”.

Para esta época (2013/2014), a organização apostou no baixar de custos para as equipas. Reduziu o valor da jóia e juntou o campeonato todo no mesmo local, Pavilhão Gimnodesportivo de Valpaços. Essa decisão, além de baixar significativamente o orçamento das equipas, permitiu também ter árbitros federados em todos os jogos, o que terá contribuído para a adesão do público nos dias dos jogos, às segundas-feiras, entre as 20:00 e as 23:30 horas, alcançando uma média de cerca de 120 atletas a evoluir no pavilhão, semanalmente.

Para o mentor da ideia, Gilberto Vicente, “o futsal amador envolve um conjunto complexo de relações sociais que não são simplesmente uma reprodução de modelos do desporto profissional. Torna-se fundamental a compreensão do futsal amador enquanto fenômeno de lazer na medida em que parece ser uma manifestação que se realiza independente ou à revelia de qualquer apoio estatal, sendo este, precisamente, um dos principais objetivos, fazer algo sem estar a contar com os apoios financeiros estatais tornando-se auto-dependente”.

Com o avançar do campeonato, a organização descobriu “que o “objecto” é mais dinâmico e mais complexo do que se pensava. Este torneio (que no fundo é o que é) tem por objetivos: a) compreender o significado do futsal enquanto prática de lazer; b) analisar as formas de ocupação do espaço público por praticantes de futsal amador; c) analisar as relações estabelecidas entre praticantes e os gestores do espaço público onde se realiza o campeonato”.

Apesar de um campeonato amador, “esses objectivos estão a ser analisados, mas podemos desde já informar, que os resultados estão a ser extremamente satisfatórios”, referiu Gilberto Vicente.

Além do campeonato, ainda existe uma Taça, cuja competição é feita por eliminatórias, que se torna no último troféu da época, designada Taça da LFAV. O próximo passo será a criação de uma associação, “pois ainda nos mantemos aliados a uma outra, que tudo nos tem facultado para que esta Liga seja um sucesso”.

As equipas esta época 2013/2014 são: Quitérios Bike, Gráfica Amendoeira, Mega Valpações, Pizzaria Boccalino, Possacos/Engimagne, GD Zebras, Bouçoais e Santa Valha.

No staff, estão 3 árbitros federados, que em conjunto com os membros da organização fazem parte do Conselho de Disciplina. A organização tem 8 dirigentes gerais mais um representante de cada equipa, fazendo parte os 16 da Assembleia Geral. Não tendo um presidente designado para tal, a organização faz da sua união a sua bandeira e as decisões saem sempre de reuniões semanais entre os seus elementos, embora haja dois responsáveis e um tesoureiro ad-hoc.

 CM

 

loading...
Share.

Deixe Comentário