As festas do concelho de Valpaços em honra de Nossa Senhora da Saúde terminaram no passado domingo, dia 2. Foram nove dias de muita festa, nos quais, para além da música, não faltaram as atividades desportivas e culturais.

As festividades que celebram o concelho de Valpaços tiveram início no dia 25 de agosto, com o Torneio de Tiro aos pratos. No dia seguinte, dia 26, decorreu a continuação deste torneio organizado pelo Clube de Tiro, Caça e Pesca de Valpaços.
Os espetáculos de rua começaram na segunda-feira, dia 27 de agosto, com as atuações da Orquestra Juvenil da Banda de Vilarandelo e o Festival de Folclore.
Na terça-feira, dia 28, a noite abriu com um Show de Capoeira, e depois foi a vez da atuação da Orquestra Sexto Sentido que animou todos os presentes.
Na quarta-feira teve lugar a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora da Saúde que percorreu as ruas da cidade de Valpaços desde o Santuário de Nossa Senhora da Saúde até à Igreja Matriz. Nesta noite a animação musical ficou a cargo da Banda Municipal de Valpaços.
No penúltimo dia de agosto, quinta-feira, subiu ao palco o primeiro nome sonante da música portuguesa que animou estas festas. A fadista Raquel Tavares atuou, no Largo da Feira. De seguida, decorreu uma arruada de concertinas pela cidade, que envolveu mais de 70 destes instrumentos.
Na sexta-feira, dia 31 de agosto, foi a vez de Paulo Gonzo subir ao palco, a partir das 23h, logo seguido de HMB. Às 2h30 houve animação com DJ’s.
No dia 1 de setembro, realizou-se um dos destaques destas festividades: o 63º Circuito Motorizado. Às 16h30 realizou-se outro dos momentos altos: a Grandiosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Saúde para o Santuário, seguida de missa solene. A animação musical foi uma constante ao longo dos nove dias de festa, e neste mesmo dia às 22h houve arraial com as bandas musicais do concelho, seguido da atuação do cantor de música popular portuguesa Toy. À 1h em ponto houve um grandioso fogo de artifício, e a noite terminou com a atuação do grupo “Amigosvitó”.
No domingo, último dia destas festividades, às 14h teve lugar a Prova de Motocross: Campeonato Regional PentaControl Mx, e Nacional Iniciados Mx. Às 14h30 teve início o Circuito Nossa Senhora da Saúde em Ciclismo de Estrada, prova pertencente ao Campeonato Regional do ARC de Vila Real. À noite, a partir das 22h, a animação musical esteve a cargo da Orquestra Sirilanka, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, e para encerrar estas festividades mais um espetáculo de fogo de artifício.
Como já vem sendo hábito ao longo dos últimos anos, Valpaços tornou-se durante a passada semana destino de romaria de muitos habitantes dos concelhos vizinhos que quiseram juntar-se à festa.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário