Os motivos alegóricos da iluminação das ruas foram o cartão de visita, que  anunciavam as festas da cidade.

No sábado, 28 de Agosto, o jardim público recebeu centenas de pessoas, que assistiram ao XXVII Festival de Folclore, com actuações de grupos de todo o país. Antes ainda, ao início da tarde, na vertente desportiva, o Torneio de Tiro aos Pratos deu o arranque às festividades.

Domingo o dia foi dedicado ao desporto e segunda-feira à pintura ao vivo, uma das novidades das festividades deste ano. Á noite, as escadarias dos Paços do Concelho receberam a Grande Gala dos Fados. A terça-feira à noite também foi dedicada à música com a actuação do grupo valpacense “Cronologia dos Sons” e do Grupo de Cavaquinhos “Gerações”, de Mafamude.

Duas noites quentes que atraíram centenas de valpacences aos variados concertos.

A procissão de velas desceu a avenida na quarta-feira, dia 1, levando o andor de Nossa Senhora da Saúde do Santuário à Igreja Matriz, seguida do concerto pela Banda Municipal de Valpaços. Na mesma noite surgiu outra das novidades deste ano das Festas 2010 do concelho de Valpaços: a Young Night. Uma noite de e para os jovens valpacenses, que contou com a actuação dos “The Dog Biscuits” e DJ’s.

O artista português Fernando Pereira foi uma das grandes apostas para as Festas de Valpaços e actuou na quinta-feira, dia 2.

Noite Nostálgica agita juventude

Hoje, sexta-feira, dia 3, também existem algumas novidades preparadas. Depois de mais uma perícia nocturna, que reúne, ano após ano, muitos amantes do desporto automóvel, a noite é de nostalgia, num concerto apelidado de “Memórias”, que reunirá grupos valpacenses que já existiram no concelho. Sobem ao palco do Largo da Feira: os Punks Rurais, Papa Hugo Reloaded, Cataménios e Anna Logyka.

Sábado, o dia principal das festividades em honra de Nossa Senhora da Saúde começa bem cedo, com a chegada das bandas de música e actuação das mesmas. O Circuito Motorizado começa ao início da tarde, antes da procissão, que atrai, todos os anos, milhares de fiéis, que acompanham a imagem de Nossa Senhora da Saúde da Igreja Matriz ao Santuário.

À noite, o arraial conta também com a presença de Joana, cantora portuguesa de música popular. No Domingo ainda há música no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, não antes das provas de ciclismo, que atraem à cidade dezenas de ciclistas amadores e profissionais.

Para o dia 12 de Setembro, ainda a fazer parte do cartaz das Festas da Cidade, está marcada uma prova para o Campeonato Nacional de Motocross  na Pista do Cabeço.

Cátia Mata

loading...
Share.

Comentarios fechados.