Integrado nas comemorações do Dia Internacional da Alfabetização, que se assinalou no passado dia 8 de setembro, o município de Chaves integra a iniciativa nacional de educação de adultos “setembro mês da alfabetização e das literacias_2020” promovido pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, APEFA. 

Durante o mês de setembro, uma equipa técnica multidisciplinar municipal realizará várias atividades, nomeadamente oficinas de leitura sobre a história de algumas personalidades de Chaves homenageadas através da colocação de bustos e estátuas em várias praças e jardins da cidade.  Serão recordadas individualidades como o Dr. Mário Carneiro, cujo busto se encontra no Largo Tito Flávio Vespasiano, o Benemérito Cândido Sotto Mayor, com busto no Jardim Cândido Sotto Mayor, o Dr. António Granjo, com estátua no Largo da Estação, D. Afonso I, com estátua na Praça de Camões, e o Padre Joaquim Marcelino da Fontoura, com busto no Largo 8 de julho. Será abordada ainda a relevância do Monumento de Homenagem ao General Silveira localizado na Rua da Pedisqueira, e a Estátua “A Caridade”, no Largo do Terreiro de Cavalaria.

Desde o passado dia 8, e até ao dia 16 de setembro, a Rádio Chaves FM transmite, pelas 19h30, as oficinas de leitura realizadas por alunos e encarregados de educação, que posteriormente ficarão disponíveis no canal do YouTube da Equipa Multidisciplinar/Parentalidade Positiva.

Para sensibilização individual e coletiva, no combate às baixas literacias e com o objetivo de promover a relevância da leitura e da escrita para estimular a autoestima e equidade social, serão também afixados painéis alusivos ao tema, nos locais mais frequentados da cidade.

Recorde-se que Portugal apresenta um quadro de uma população adulta com muito baixas literacias básicas de leitura, escrita, numeracia e digital, e que o contexto pandémico veio, requerer consciencialização e ação. Hoje, mais de meio milhão de portugueses não sabem ler nem escrever e mais de 2,5 milhões tem apenas a escolaridade básica do 4º ano, o 1º ciclo.

Esta ação conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.

Projeto dinamizado pela Equipa Multidisciplinar/Parentalidade Positiva do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e Financiado pelo: Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia – Fundo Social Europeu.

loading...
Share.

Deixe Comentário