Diário Atual
Ana Dias

Ana Dias

Preparados para mais uma crónica?
Esta semana quero dar-vos a conhecer uma longa-metragem que foi transmitida pela RTP no início de Maio, chama-se “A Rapariga da máquina de filmar”.
A primeira longa-metragem de André Vieira esteve a concurso no festival Caminhos do Cinema Português. O filme do jovem realizador é um “falso documentário” e nasceu na Academia RTP, projecto da estação pública de televisão que dá aos seus candidatos uma oportunidade de concretizarem ideias. André Vieira concorreu sozinho, mas a ele juntaram-se-lhe mais sete membros da Academia.
Inicialmente era para ser uma série e logo se transformou numa longa-metragem.
Um rapaz encontra uma máquina fotográfica, perdida. Interessa-se sobre os vídeos que estão no cartão de memória da máquina e descobre, depois, que a rapariga dos vídeos desapareceu. Decide ir à procura dela numa “jogo de mistério”.
Elena, uma jovem estudante, de rara beleza e curiosa personalidade, tem como hábito fazer-se acompanhar da sua câmara de filmar.” Não era preciso muito mais para que o André do filme desatasse a procurar Elena por todo o lado (Porto, Valongo, Aveiro), tentando falar com as últimas pessoas a estarem com ela antes do desaparecimento na forma de um documentário.
Elena “capta compulsivamente imagens do que a rodeia, das pessoas e de si própria”, o que se reflecte numa máquina de filmar bem recheada. “Começando como uma curiosidade, André assiste aos numerosos vídeos que Elena publica online”, num blogueque o realizador também criou, de forma a entrar na trama, e “depara-se rapidamente com um pequeno fascínio por esta rapariga”.
“Há uma história por detrás de todo o filme: certas situações que a Elena viveu não são filmadas, são apenas feitas para depois podermos ter as reacções das pessoas”, conta André. Assim se explica que as pessoas entrevistadas em “A Rapariga…” tenham, de facto, visto Elena, por exemplo, na noite do Porto. “É um jogo com as pessoas reais”, refere André. “Elas aparecem no filme mas não sabem de nada, só no final da entrevista é que lhes dissemos. Realmente, viram aquela rapariga, não fazem é ideia de que é uma ficção.”
Não deixem de ver, podem vê-la no site da RTP, na zona destinada aos vídeos, porque vale imenso a pena, eu gostei muito, no início pode parecer muito confuso, mas acho que a longa (metragem), ficou muito interessante e foi muito bem conseguida.
Bom cinema e até para a semana!

loading...
Share.

Deixe Comentário