Diário Atual

No passado fim de semana, a Alameda de São Roque, em Chaves, recebeu a II Concentração Tuning, com muitas acrobacias, música e espetáculos à mistura.Foram cerca de 1400 as pessoas que entraram no recinto e mais de 300 os carros que se inscreveram para a segunda edição da concentração de tuning realizada na cidade flaviense. Esta concentração, tal como a realizada no ano passado, teve a organização da ByPOWER e do clube Chaves Radical.

IMG_4000Para os apaixonados desta modalidade, o tuning é a arte de tornar um automóvel único, e essa arte é para muitos um estilo de vida. É o caso de José Carlos Silva, da ByPOWER. Este bracarense organiza eventos tuning há cerca de 12 anos e afirma que “o tuning nasce connosco. Tenho esta paixão desde que me conheço. A minha vida foi sempre só carros, assim como a do meu filho, o André Silva, que já é um dos melhores drifters do país”. André Silva participou nesta segunda edição da concentração onde demonstrou as proezas do drift, que consiste na condução de carros, especialmente preparados, utilizando várias técnicas de derrapagem, fazendo com que o automóvel deslize de lado, e é feito preferencialmente a grande velocidade. A ByPOWER organiza vários eventos tuning, especialmente no norte do país, entre eles o maior evento português de carros transformados, que se realiza em Braga, no qual participam cerca de 4 mil automóveis. José Carlos Silva realçou que o objetivo “é fazer este género de eventos crescer cada vez mais, atraindo cada vez mais pessoas. E temos conseguido. É algo que, de ano para ano, tem vindo a ganhar mais carisma”.

Foram muitos, e dos mais variados pontos do país, os participantes nesta segunda edição de concentração tuning. Jorge é natural de Fafe, tem 25 anos, e veio a Chaves de propósito para participar nesta concentração. “Há um ano que, sempre que posso, percorro todos os eventos deste género”. O seu carro era um dos que mais se destacava por entre as mais de três centenas de viaturas. Jorge efetuou várias modificações no seu automóvel, no qual já despendeu mais de 10 mil euros: “O meu carro está legalizado para poder andar na estrada com os alargamentos. E para a homologação do carro gastei 3 mil euros. No sistema de som foram mais 6 mil euros. E muitos mais outros gastos que não vale a pena estar a referir”. A sua paixão pelo tuning é grande e pelo seu carro é ainda maior, e este jovem afirma que enquanto o seu automóvel durar, vai continuar a participar nestas concentrações.

Este não é um evento que atrai apenas homens. Foram muitas as mulheres que quiseram marcar presença no evento. Prova disso é Helena Santos, uma jovem de 26 anos natural de Chaves: “Já no ano passado vim e este ano não poderia faltar. Gosto mesmo muito deste género de eventos. Já cheguei a ir a Viana do Castelo e a Braga de propósito para assistir a iniciativas deste género. Tenho visto cada vez mais mulheres nestas concentrações e acho que isso é muito bom. Há quem ache que isto é coisa de homens. Temos de começar a mudar essas mentalidades”. Helena acredita que este género de eventos é muito bom para a sua cidade: “Isto atrai imensa gente. Já me cruzei com vários espanhóis. Estas iniciativas dão mais vida à cidade, que está a precisar, e trazem muita vantagem para o comércio local e para a restauração”.

Aquae Flaviae (mais) Radical

O clube Chaves Radical, um dos organizadores desta iniciativa, existe há quatro anos e surgiu numa uma conversa de café. Inicialmente eram três pessoas, da mesma família, e atualmente fazem parte da associação 18 pessoas. O primeiro evento que fizeram, do qual surgiu o nome, foi um passeio de jipes que incluíram alguns desportos radicais. As atividades que organizam ao longo do ano têm a ver com estes veículos e as motas. Em cima da mesa está a proposta da organização de um passeio de bicicletas e ainda um passeio a cavalo.

Quando questionado sobre qual das edições de concentração tuning atraiu mais público e participantes, Bruno Machado, presidente da Chaves Radical, realça que “a primeira edição é sempre a primeira. Fica sempre na memória. Mas este ano tivemos mais gente, como é natural, porque os eventos vão ganhando mais conhecimento de ano para ano. Melhorámos algumas coisas que no ano passado não estiveram assim tão bem como desejaríamos, mas é com a experiência que aprendemos e evoluímos. Houve mais divertimento para o público. Desta vez quisemos também atrair os apaixonados pelas motos, e uma vez que há muito tempo que não se fazia um espetáculo de freestyle na cidade, decidimos trazer cá o “Arrepiado”, que dá sempre shows espetaculares, e foi uma excelente aposta”.

Relativamente ao local da concentração tuning, as pessoas que assistiram a esta atividade e os participantes acharam que é um sítio muito bonito e o facto de ser central ajuda a haver uma maior afluência. Contudo, é um espaço pequeno para a realização das proezas automobilísticas: “Gostávamos de, no futuro, poder fazer as provas de aceleração e as demonstrações de freestyle e drift noutro local. O aeródromo era o ideal. O espaço é maior e há mais segurança, uma vez que o público está mais distante da estrada. Mas ainda estamos em negociações”, afirma Bruno Machado.

Na edição anterior o mês de agosto foi o escolhido para a realização da concentração, no entanto, este ano isso não foi possível uma vez que em agosto a cidade teve vários eventos, e as organizações não queriam que esta iniciativa decorresse em simultâneo com outras, e o verão foi preenchido com concentrações por todo o país. “A altura escolhida não foi má. Conseguimos ter cá mais gente que no ano passado. O tempo não foi o melhor, esteve algum frio. Felizmente não choveu, tirando na manhã de domingo, mas isso não estragou a festa”.

Durante os dois dias do evento foram vários os shows que animaram a segunda concentração de tuning em Chaves: para além das demonstrações de drift, por André Silva, e de freestyle moto e stunt riding pelo “Arrepiado”, também houve carwash, provas de aceleração, provas de SPL Power, concursos nas mais variadas categorias, e ainda um passeio noturno pela cidade de Chaves. As organizações garantem que a terceira edição já está a ser planeada.

O clube Chaves Radical agradece ainda a colaboração e apoio da Junta de Freguesia da Madalena, da Câmara Municipal de Chaves, da PSP e dos Bombeiros Voluntários Flavienses.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário