Diário Atual

A Câmara Municipal de Chaves vai lançar uma aplicação com um guia turístico móvel, que, dentro em breve, ficará disponível a qualquer utilizador. Trata-se, no entanto, de uma iniciativa pioneira, tendo em conta que o Município permite às unidades hoteleiras e restaurantes do concelho aderentes uma participação directa na aplicação. “Vive Chaves” é o nome desta plataforma, cujo acesso será gratuito, quer para o utilizador, quer para o empresário aderente, já o Município suportará todos os custos com a sua gestão.

Apresentação-Guia-TurísticoA primeira reunião de trabalho para apresentação desta plataforma com as empresas convidadas a participar teve lugar na passada sexta-feira, 24 de Janeiro, altura em que foram prestados todos os esclarecimentos pelo Município, que apresentou a candidatura ao projecto, e pela empresa responsável pelo mesmo, a ORBCOM.

Entre muitas outras funcionalidades, esta aplicação simples e intuitiva será compatível com Smartphones e Tablets (sistema IOS e Android), multi-idioma (estará disponível em português, inglês e espanhol), fará integração com Google Maps e permitirá aceder a estatísticas de utilização. Todas as informações serão disponibilizadas no momento.

 

Através desta ferramenta, os utilizadores terão um fácil acesso aos pontos de interesse; informações sobre restaurantes, hotéis, monumentos, museus, termas, entre outros; poderão visualizar eventos e notícias sobre Chaves; obtendo ainda indicações para outros pontos de interesse, onde quer que estejam.

Os empresários poderão divulgar e dar visibilidade ao seu negócio/serviços com credibilidade, proporcionando informação detalhada sobre os seus serviços. A aplicação “Vive Chaves” permitirá igualmente uma maior aproximação destes aos turistas e residentes.

Através de um login e password de acesso, o empresário poderá “carregar” a informação que pretender na plataforma, estando esta sujeita a validação por parte da Câmara, antes de ficar disponível.

São oito os temas base desta plataforma: descobrir Chaves, o que visitar, o que fazer, termas de Chaves, termas de Vidago, onde comer, onde dormir e outras informações úteis.

Em representação da autarquia esteve na reunião de trabalho o Vice-presidente, Carlos Penas, que destacou a importância que hoje têm as redes móveis na divulgação e promoção de uma região. Para Carlos Penas, esta plataforma será uma ferramenta fundamental para potenciar Chaves como um destino turístico. “É a agregação de interesses comuns”, salientou o Vice-presidente, ao justificar que “se para o Município é uma forma de promoção do concelho, para o empresário será a promoção do seu negócio”.

 

Vitor Pranto, responsável da empresa ORBCOM, fez a apresentação do projeto, tendo destacado as vantagens desta aplicação. Segundo um estudo recente, referiu, 97 por cento dos turistas preferem usar uma Aplicação Móvel enquanto viajam.

Refira-se que a esta plataforma 4G só foi possível ser desenvolvida porque o Município de Chaves viu aprovado, no âmbito do Eixo Prioritário IV- Qualificação do Sistema Urbano, o Programa de ação CHAVES MONUMENTAL – Valores culturais e patrimoniais.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário