Diário Atual

No passado dia 9 de maio, sexta-feira, o Município de Boticas assinou um Protocolo de Colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde, Alto Tâmega e Barroso (ACES ATB), um protocolo que vem ao encontro da crescente necessidade em detetar precocemente possíveis casos de cancro da mama, aumentando dessa forma as hipóteses de cura das mulheres afetadas.

DSC09541A colaboração entre estas duas entidades permitirá o transporte a todas as mulheres da área do Centro de Saúde de Boticas, rastreadas ao cancro da mama e que necessitem de exames complementares de diagnóstico. Este rastreio abrange todas as mulheres inscritas no Centro de Saúde do concelho, com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos, sendo que apenas terão de realizar exames complementares os casos que necessitem de um estudo mais aprofundado. Caberá depois ao ACES ATB contactar as pacientes que precisem de realizar os exames de diagnóstico, ficando o Município de Boticas responsável por assegurar o transporte das pacientes à sede da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Porto, onde serão feitos os exames.

Este protocolo irá certamente contribuir para um rastreio, e futura prevenção da doença, mais eficaz, uma vez que permitirá que todas as pacientes possam ser devidamente diagnosticadas, sem qualquer custo de deslocação.

Redacção/CM Boticas

 

loading...
Share.

Deixe Comentário