Na passada sexta-feira, dia 12 de junho, os Bombeiros Voluntários de Salto, no concelho de Montalegre, foram mobilizados para uma operação de busca por dois homens que se teriam “desorientado” na zona das Minas dos Carris.

Após se terem perdido durante uma caminhada, os dois homens foram encontrados por volta das 17h30, bem de saúde.

Hernâni Carvalho, comandante do Bombeiros Voluntários de Salto, disse à Agência Lusa que as equipas das duas corporações do concelho de Montalegre iniciaram buscas de forma apeada para tentar localizar os dois homens que se encontravam “desorientados, molhados e com alguma fadiga”.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o pedido de ajuda foi dado às 12h33 e para o terreno foram mobilizados 20 operacionais. A zona onde os homens se perderam era de difícil acesso, pelo que, segundo o comandante, os bombeiros demoraram, a pé, “seguramente mais de duas horas” até ao ponto onde eles estariam.

De acordo com o responsável, devido às “condicionantes meteorológicas”, não havia condições para empenhar meio aéreos na operação. Hernâni Carvalho referiu que os dois homens conseguiram dar “algumas indicações” do local onde se encontravam, numa zona a Norte das Minas dos Carris, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, apontando ainda que a escassez de rede não permitiu a partilha de dados.

Segundo o comandante, os dois homens terão iniciado um trilho já na quinta-feira, saindo de Pitões das Júnias, e alegadamente terão perdido o equipamento de GPS, tendo decidido pernoitar na serra. Hernâni Carvalho acrescentou que já na manhã de sexta-feira, e devido ao nevoeiro, ter-se-ão desorientado, não conseguindo regressar, pelo que pediram ajuda às autoridades.

loading...
Share.

Deixe Comentário