No âmbito do projeto Re_Emergir, de investigação social e intervenção artística, realizou-se, no fim de semana passado, o FÁRR[I]A, o Encontro de Artes Subterrâneas da Borralha. O evento reuniu arte, cultura, tradição e música num animado convívio.

A iniciativa surge devido a uma candidatura conjunta ao projeto Tandem Europe entre a VIC // Aveiro Arts House, a organização espanhola Ecoopera e a comunidade local, com o apoio do Ecomuseu de Barroso.

As Minas da Borralha foram, em tempos, um dos polos económicos mais importantes do distrito de Vila Real. Outrora um dos mais consideráveis centros empregadores da região, estas minas desempenharam um papel de grande relevância a nível geopolítico, que se deveu à importância do volfrâmio para o fabrico de armamento, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial. Definitivamente encerradas em 1986, as instalações mineiras foram progressivamente desmanteladas até ao estado de ruína a que hoje podemos assistir. No entanto, a inauguração em 2015 do Centro Interpretativo das Minas da Borralha, pelo Ecomuseu de Barroso, marcou o início da recuperação deste notável património industrial, tratando de devolver a vida ao que foi outrora uma aldeia altamente próspera e efervescente.

É neste contexto que surge o projeto Re_Emergir, iniciativa que procura revalorizar a zona através da cultura contemporânea de cunho comunitário. Os conhecimentos em gestão cultural e comissariado artístico da VIC, reúnem-se aos conhecimentos sociológicos e à experiência em desenvolvimento territorial e trabalho com comunidades rurais da associação Ecoopera, para conceber um projeto de investigação-ação que parte da comunidade local para gerar uma programação artística internacional que visa integrar também os saberes locais. O objetivo final é que a proposta funcione como um protótipo passível de ser replicado em territórios de tipologia semelhante, servindo assim como base para a criação de um guia de acesso livre e gratuito sobre o desenvolvimento de projetos culturais comunitários no meio rural.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário