Decorreu na quinta-feira passada, dia 9, a partir da Universidade do Minho, em Braga, uma sessão pública de apresentação da Comunidade de Leitores da Rede Casa do Conhecimento, projeto do qual fazem parte os municípios de Montalegre e Boticas.

Fátima Fernandes, vereadora da educação e ação social da Câmara de Montalegre, interveio através de videoconferência, na biblioteca municipal, à semelhança do que aconteceu em Boticas, com a vereadora Maria do Céu Fernandes, em Vila Verde e em Paredes de Coura.

Para a vereadora da Câmara de Montalegre “este projeto é uma mais valia na promoção da leitura, mas principalmente para despoletar o espírito crítico, a sensibilidade e o conhecimento”. Fátima Fernandes defendeu o esforço que deve ser realizado no sentido de “trazer os jovens à leitura e para o gosto de lerem um livro”.

“Todos sabemos que as novas tecnologias afastaram os livros. É importante que procuremos o conhecimento, não só literário, mas também científico. Este projeto permite-nos ver através de outra visão a mesma obra. Temos temáticas muito diversas e isso será do agrado do público. Convido a comunidade a vir à “Casa do conhecimento de Montalegre”, na biblioteca municipal. A nossa sessão terá lugar no dia 18 de setembro”.

A Comunidade de Leitores da Rede de Casas do Conhecimento nasceu “de numa iniciativa conjunta entre a Casa do Conhecimento e os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, em colaboração com as Casas do Conhecimento de Vila Verde, Paredes de Coura, Boticas e Montalegre e tem como objetivos a promoção de encontros regulares e informais entre pessoas de contextos e proveniências diversas, criando lugares de reflexão e de partilha num ambiente descontraído e facilitador de diálogo, assim como pretende promover a literacia e a leitura ao longo da vida, e a partilha de conhecimento, reflexões e inquietações a partir da experiência da leitura, contribuindo para a formação de cidadãos ativos e informados”.

Os trabalhos iniciam oficialmente no dia 19 de junho. Os interessados em participar nesta Comunidade de Leitores poderão efetuar a sua inscrição em www.casasdoconhecimento.pt

loading...
Share.

Deixe Comentário