A biblioteca municipal de Montalegre promove, até sexta-feira, mais uma edição da “Semana da Leitura”. Pelo meio várias atividades culturais com destaque para as provas distritais do CNL (Concurso Nacional de Leitura) que se realizam este ano em Montalegre.

 

Semana Leitura MontalegreA responsável pela biblioteca municipal de Montalegre acredita que o projeto “Semana da Leitura” irá envolver toda a comunidade educativa tendo em conta os trunfos que apresenta para a corrente edição. Gorete Afonso destaca «todo o trabalho em parceria e rede com toda a comunidade com especial enfoque na comunidade educativa». A este propósito refere: «a começar já no dia 22 (segunda-feira) com o programa, pelas 15 horas, na Rádio Montalegre, que contará com a presença de professores bibliotecários dos concelhos de Montalegre e Boticas e com a presença de Vera Oliveira da DGLAB.

 

Dia 23, Dia Mundial do Livro, verdadeiro dia de festa com as provas distritais do CNL a ter lugar no Pavilhão Multiusos. Montalegre recebe todo o distrito de Vila Real. Salienta-se a dimensão nacional das iniciativas que ganham relevo a nível local. Segue a semana com inúmeras atividades nas diferentes bibliotecas da rede – RCBM – Rede Concelhia de Bibliotecas de Montalegre (Ler + com pais, à conversa com escritores, recitais de poesia, animação de leitura (teatros…) onde a temática é o MAR, por isso o titulo MERGULHAR+ NA LEITURA».

 

FINAL DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA EM MONTALEGRE

 

Gorete Afonso acredita que iremos estar perante «uma semana que atingirá centenas de pessoas, realçando a importância da leitura na promoção do desenvolvimento e sucesso das competências da literacia». Pelo meio há «interação com outros concelhos como Boticas, concelhos de Basto, Famalicão…». Todavia, assegura o rosto mais visível da biblioteca municipal de Montalegre, «a grande novidade será o CNL – Concurso Nacional de Leitura, com tudo de bom que acarreta. Montalegre terá um evento cultural de dimensão nacional, figurando perante as tutelas nacionais – DGLAB – como uma comunidade que marca presença». «É uma honra e um desafio termos tamanha iniciativa em Montalegre», remata.

 

PROGRAMA

(Final Distrital – 23 Abril)

 

13h00 – Chegada ao Parque de Exposições e Feiras de Montalegre (Pavilhão Multiusos), para identificação dos alunos, chamada e distribuição dos alunos pelos locais da Prova Escrita.

14h00/14h30 – Realização da Prova Escrita por parte dos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário.

14h00 – Passeio e visita guiada ao ECOMUSEU para os acompanhantes dos alunos (professores, encarregados de educação, outros acompanhantes).

14h35 – Lanche e recreio convívio no Café com Letras (Pavilhão Multiusos).

15h15 – Entrada no Auditório Municipal.

15h30 – Início da Prova espetáculo (Prova Oral).

15h40 – Início da Prova Oral para os alunos do 3º ciclo.

16h15 – Momento de animação cultural.

16h30 – Início da Prova Oral para os alunos do Secundário.

17h00 – Momento de animação cultural.

17h30 – Entrega dos Prémios aos finalistas da Prova Escrita e da Prova Oral.

18h00 – Encerramento.

loading...
Share.

Deixe Comentário