Diário Atual

Iniciativa decorreu no âmbito do V Convívio Anual das Freguesias do Concelho, associado à campanha “O Nosso Parque Botânico – Um flaviense, Uma árvore,”no Parque Botânico e Zoológico da Quinta do Rebentão.

 

As 51 freguesias do concelho também já deram a sua quota-parte para o crescimento do Parque Botânico e Zoológico da Quinta do Rebentão, em Chaves. No passado sábado, dia 31 de março, aquando da quinta edição do “Convívio Anual das Freguesias do Concelho”, os próprios presidentes e/ou representantes de cada Junta puderam plantar uma árvore por freguesia.

 

A adesão das freguesias do concelho à campanha “O Nosso Parque Botânico – Um flaviense, Uma árvore” pretendeu contribuir para a dinamização e diversificação deste espaço de lazer, bem como promover o relacionamento e a aproximação dos cidadãos com a natureza.

 

Foram 41 as diferentes espécies plantadas e apadrinhadas, tendo os representantes das diferentes Juntas colocado ao seu lado uma placa identificativa com o nome científico, nome comum, família, origem e respetiva madrinha. A organização do convívio deste ano esteve a cargo das Juntas de Freguesia de Samaiões e Vilar de Nantes.

 

Depois da plantação, que teve início às 14h30, seguiu-se um jogo de futebol no campo de Vilar de Nantes, entre as freguesias da margem esquerda e as freguesias da margem direita do rio Tâmega. As forças foram recuperadas com um lanche convívio na sede da Junta de Vilar de Nantes, tendo o encontro terminado com muita animação num jantar no restaurante “4 Caminhos”.

 

A campanha “O Nosso Parque Botânico – Um flaviense, Uma árvore” foi lançada pela autarquia flaviense em 2009, com o intuito de fomentar a participação dos cidadãos na implementação e sucesso deste Parque. Desde então, têm sido vários os particulares e instituições locais a aderir à iniciativa, entre as quais a Associação Florestal e Ambiental do Concelho (AFACC), o Regimento de Infantaria 19, a GNR, a PSP local, as três corporações de bombeiros e diferentes escolas que se quiseram associar à pretensão do município de criar um espaço botânico de referência.

 

Redacção

 

loading...
Share.

Deixe Comentário