Diário Atual
Mário Gonçalves

Mário Gonçalves

Pelo fato de mais uma edição da Feira dos Sabores de Chaves, muito se tem escrito e publicitado para a nossa cidade ser visitada este fim de semana, para ver, sentir e saber o que melhor existe em Chaves a nível de comezainas e não só.

Mas como podemos ser mal entendidos por alguma frase mais ou menos abonatória, melhor é mesmo aqui transcrever algumas frases alguém que visitou Chaves e que tem uma opinião sobre a cidade e região em si.

“Descrever a cidade de CHAVES, no norte de Portugal em Trás-os-Montes, que pela sua grandeza histórica no concerto de épocas perdidas no tempo será tão somente uma descrição ínfima, todavia, pela sua real grandeza procuro dar uma visão do que vem a ser essa maravilha lusitana de todos os tempos e logicamente para a minha pessoa que lá estive e guardo na minha visão e no meu coração essa maravilha eterna, e que todo português deveria um dia de sua vida a poder visitar.

Portanto, como eu disse acima, todo português pelo menos uma vez na vida deveria ir a CHAVES e agora afirmo que todo luso-Descendente, como eu e agora também cidadão Português, em suas vidas, ao visitar PORTUGAL, deverão da mesma forma visitar CHAVES, elo da pré-história, de épocas imemoriais e memoriais e dessa nossa modernidade, esta parte da glória que eu vi na minha viagem à essa Sacrossanta terra do nosso querido e ETERNO PORTUGAL.”

Esta palavras, levam-nos a várias interpretações. Entenda-se que são sempre interpretações pessoais.

Se Chaves enquanto capital do Alto Tâmega (aquela região de turismo que foi criada e abandonada pelos governos centrais), representa o que de melhor existe em Trás-os-Montes, porque é que ainda existe tanta gente do bota-abaixo? É certo que nem tudo está bem, mal de quem pense o contrário. Ainda falta muito e mais, e melhor a Chaves, mas pelo menos não estraguem o que já temos e façam que a imagem do concelho seja a melhor, pelo menos a nível exterior. Falem de Chaves como a cidade merece, não como uma aldeia em ponto grande, porque quem melhor para vender a imagem de Chaves do que os flavienses nados e residentes na mesma?

Sabemos que quem nos conhece pessoalmente deve pensar que estamos algo aturdidos ou loucos, ou então algo mais se passa, mas acreditem que não. Nós, como quase toda a gente flaviense, sabemos quais os problemas do concelho, o que nos faz falta, o que está mal, mas neste momento em que a imagem da cidade vai ser “vendida” para o exterior, acho que todos lucramos mais em falar das coisas boas que temos para oferecer a quem nos visita. Isto é como se diz, é marketing terra-a-terra e barato. Se Chaves aproveitar estes momentos mundiais de televisão, só podemos potencializar a nossa imagem lá fora e todos ficam bem. São comércios, são hotéis, são restaurantes, tudo ganha. Agora se calhar ter que pensar em novas formas de atuar com os comerciantes, para os comércios ao fim de semana estarem abertos, e não sentirmos que vivemos numa cidade fantasma, isso já são contas de outro rosário.

Em resumo vamos ver Chaves na televisão e pelos melhores motivos. Já imaginaram a alegria e emoção dos milhares de flavienses por esse mundo fora? Esses sim, vão ter orgulho de ver gentes da sua terra na televisão. Vamos acreditar que tudo vai correr bem. Temos que acreditar, as desgraças que fiquem para depois.

[email protected]

Share.

Deixe Comentário