No passado fim de semana realizou-se, em Vila Pouca de Aguiar, mais uma edição da Feira do Granito e do Concelho. O Pavilhão Gimnodesportivo Dr. Francisco Gomes da Costa e a zona envolvente foi o local escolhido para a realização do certame.

A XVI edição da Feira do Granito e do Concelho de Vila Pouca de Aguiar levou até à vila aguiarense mais de uma dezena de milhar de pessoas. As temperaturas de verão que se fizeram sentir convidaram as pessoas a ir dar um passeio, e muitas delas aproveitaram para visitar esta Feira que ano após ano tem vindo a ganhar cada vez mais expressão.

A abertura da Feira deu-se na sexta-feira, dia 16, com a cerimónia de abertura a decorrer dentro do próprio pavilhão do evento. No final dos discursos já habituais destas cerimónias deu-se a também já habitual ronda pelos cerca de 130 expositores presentes na Feira.

O ponto alto deste evento aconteceu no domingo com o “Arrastão da Grande Pedra”, promovido pelos motociclistas no âmbito do “Portugal Lés-a-Lés”, considerada a maior maratona mototurística da Europa. Foram duas mil pessoas as que participaram nesta iniciativa e conseguiram arrastar uma rocha com mais de 12 mil kg de granito. “É já um marco demonstrativo da força da gente de Vila Pouca de Aguiar, e das gentes transmontanas, que unidas conseguem mover, neste caso, um grande bloco muito pesado de granito. É, portanto, demonstrativo da força e da determinação destas gentes que quando assim o entendem conseguem realmente fazer grandes feitos. No final, o esforço foi recompensado com uma sopa da pedra”, realçou Duarte Marques, vereador da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Neste mesmo dia, desde as 12h até às 20h o programa da TVI “Somos Portugal” esteve a transmitir a XVI edição da Feira do Granito para todo o mundo, e a animação musical foi uma constante.
Para além de granito, mobiliário e artesanato, os visitantes puderam ainda encontrar expositores nos quais eram comercializados os melhores produtos gastronómicos da região.

O granito representa uma fatia muito significativa na socioeconomia do concelho aguiarense. Só nesta região existem meia centena de empresas desta indústria que empregam mais de duas mil pessoas, havendo ainda espaço para cerca de três mil empregos indiretos. “O granito de Vila Pouca de Aguiar tem um grande peso, não só na socioeconomia do nosso concelho, o que é incontestável, mas em todo o Alto Tâmega e em toda a região Norte. Os empresários de Vila Pouca de Aguiar são um fator importante na balança de exportação dos granitos. Os granitos estão cada vez mais virados para o mercado externo, à procura de novos mercados. Uma aposta muito clara na inovação e também na nova utilização no âmbito da arquitetura e outras aplicações”, explicou Alberto Machado, presidente da autarquia.

O edil referiu-se a esta feira como sendo a “Feira do Alto Tâmega. Vila Pouca não pode ser pensado de forma individual. Tem de ser pensado no âmbito de um território em que está inserido, que é o território do Alto Tâmega e de Trás-os-Montes. É uma feira de Vila Pouca de Aguiar, do Alto Tâmega e da Região Norte”.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário