Diário Atual

O Município de Chaves vem informar os munícipes da tentativa de venda de purificadores de água por parte de uma empresa que tenta comercializar, porta a porta, pelas várias freguesias do concelho, e com preços exorbitantes o referido aparelho purificador. Alegando a má qualidade da água, a empresa tenta convencer os consumidores da necessidade de tratamento adicional da água da torneira, através da venda destes aparelhos, com um custo de venda que ronda os 2 mil euros.

A Câmara apurou que a empresa já esteve nos seguintes lugares: Ventuzelos, Vila Verde de Oura, Vilela do Tâmega, Vilas Boas e no bairro dos Aregos.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) tem recebido diversos pedidos de informação de consumidores e empresas sobre esta matéria, aos quais sempre tem respondido que a alegada demonstração de falta de qualidade da água da torneira é baseada numa experiência cujos resultados são tecnicamente mal interpretados, demonstrando uma falta de conhecimento básico necessário para uma área tão sensível como é a qualidade da água.

Num comunicado recente, a propósito do Dia Mundial da Água, a ERSAR veio alertar que em Portugal os resultados do controlo efetuado à qualidade da água da torneira garantem uma elevada segurança na proteção da saúde humana, sendo que o indicador de água segura em Portugal é atualmente de 98%.

Facto que vem reforçar a ideia que não existe qualquer justificação para os consumidores adquirirem e instalarem sistemas de tratamento doméstico de água, vulgo purificadores, quando são abastecidos pela rede pública de abastecimento.

Qualquer esclarecimento adicional, os munícipes poderão contactar a Divisão de Águas e Resíduos do Município de Chaves.

Share.

Deixe Comentário