É já no próximo dia 20 de Janeiro que a freguesia de Alturas do Barroso vai voltar a organizar por mais um ano a festa em honra de S. Sebastião, que conta sempre com a presença de milhares de fiéis.

 

Nesta festa, que é organizada por quatro ou cinco vizinhos num sistema de rotatividade, é oferecida feijoada a todos os quantos passam na aldeia neste dia, embora esta seja uma tradição mais recente, uma vez que antigamente dava-se apenas pão e vinho aos visitantes. Em jeito de agradecimento, os visitantes oferecem uma esmola ao santo, cuja imagem se encontra na entrada do salão de convívio da freguesia onde se realiza a festa.

Antes da realização da festa, os organizadores andam pela aldeia a recolher a contribuição que cada uma das casas queira oferecer, desde o fumeiro à carne de porco (pé e peito) e dinheiro com o qual se compram vários alimentos como arroz, feijão, pão e vinho. No dia 20, ainda de madrugada, na ampla sala do edifício da sede de Junta de Freguesia, numa lareira construída para o efeito, começa a confeccionar-se a refeição comunitária que consistirá em feijoada, arroz, pão e vinho. De manhã realiza-se uma missa em honra de S. Sebastião, no final da qual se faz uma procissão, com o andor de S. Sebastião a desfilar pelas principais ruas da aldeia até ao local da festa. Entoam-se cânticos e orações pedindo a protecção do Santo ou agradecendo pelas benesses concedidas. Chegados ao local da festa, o padre procede à bênção da comida, em especial do pão que mais tarde vai ser distribuído pelos fiéis.

Tudo em nome da Tradição e da festa e em honra de S. Sebastião, santo advogado dos animais e protector de males como a peste e a fome. Estando, assim, reunidos os ingredientes necessários a mais um grande convívio, que se faz ao som da música tradicional e das concertinas.

 

Redacção

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário