Diário Atual

A Feira Gastronómica do Porco é um dos eventos que mais promove o concelho, potencializando os seus recursos, desde a gastronomia ao Turismo. A 16ª edição da Feira decorrerá durante este fim de semana 17, 18 e 19 de Janeiro, prometendo a qualidade dos produtos a que já habituou todos os visitantes e muita animação, a começar pela realização do Programa da TVI “Somos Portugal”, no domingo, que pelo segundo ano consecutivo marcará presença em Boticas. Em entrevista à A Voz de Chaves, Fernando Queiroga, presidente da Câmara de Boticas, salienta a especificidade desta feira, assim como a sua importância para o concelho.

Fernando-QueirogaA Voz de Chaves: Nesta altura do ano, abundam pelos vários concelhos da região, os certames à volta do “Porco” e do Fumeiro. Neste sentido, o que torna a Feira Gastronómica do Porco de Boticas tão especial?

Fernando Queiroga: A Feira Gastronómica do Porco de Boticas, que já vai na sua 16ª edição, não é melhor nem pior que as outras, é diferente, na medida em que, procurando promover a comercialização dos nossos produtos, não só os derivados do porco, mas o que de melhor se produz em Boticas, apostamos fortemente na promoção da nossa gastronomia. Assim, as muitas pessoas que nos visitam, além de poderem ver e adquirir os vários produtos, também os podem provar nas “Tasquinhas”.

Daí denominar a Feira como Gastronómica?

Certamente. Nas “Tasquinhas” temos toda a nossa gastronomia disponível, se assim o podemos dizer, o que permite às pessoas saborear o que de melhor se produz no concelho.

O melhor que se produz no concelho é produção agrícola e o que se pode constatar é um abandono da agricultura…

Programa-F-GastronomicaOu um regresso… note que esta crise, pela qual nós estamos a passar, veio e vem demonstrar que as opções do poder central, nos sucessivos governos, pelo “desinvestimento” na agricultura foi um erro. Está-se, agora, a voltar para este sector. Esta Feira, que já vai na 16ª edição, ao promover a comercialização dos produtos agrícolas, e repare que a alimentação do porco advém do que a terra produz e só assim teremos produtos de qualidade, permite trazer uma outra rentabilidade a actividade agrícola. Esse sempre foi, e é, um dos objetivos fundamentais da Feira, ao garantir a escoação dos produtos: cria um incentivo à produção agrícola.

Relativamente à criação do porco, há quem se dedique em “exclusividade”?

Por enquanto, nesse sentido, ainda não há exclusividade na produção. No entanto, é um rendimento complementar para as pessoas, noutras situações é uma actividade fundamental.

Referia que a Feira, como um canal ou um meio para o escoamento dos produtos, é um dos objectivos fundamentais. Que outros objectivos lhe estão inerentes?

Com a Feira Gastronómica pretendemos divulgar as potencialidades do nosso concelho, quando promovemos o que tem para oferecer aos visitantes, desde o património arqueológico, paisagístico, ou seja, todo o nosso potencial cultural e turístico, de forma a dizer “Venha a Boticas e fique satisfeito”, ou “Quem vem uma vez, há-de voltar”.

Mas também é verdade que se pretende que os visitantes permaneçam mais que um dia, porém, a oferta de alojamento é muito curta…

Somos-portugalEra uma das grandes lacunas do concelho. Temos várias casas de Turismo Rural, mas insuficientes, nalgumas circunstâncias, para dar respostas às necessidades. No entanto, essa falha será colmatada a partir de Fevereiro, com a abertura do “Hotel das Artes”, com 42 quartos e 2 suites, e, ainda durante 2014 , com a abertura do Hotel Rural de Boticas, com 25 quartos. Este Hotel Rural é da propriedade do Município de Boticas e, com a abertura da concessão para breve, esperamos que abra ao público em meados de 2014. Poderemos assim investir com mais força na promoção do concelho.

É nesse sentido que o programa “Somos Portugal” vem dar um contributo a essa promoção?

Certamente. Porque acreditamos nas potencialidades do nosso concelho, entendemos que este será um meio eficaz de ampla promoção e divulgação e que vale o nosso esforço.

Por outro lado, além desta divulgação pelo país e além fronteiras, entendemos também que o programa poderá ser um atrativo para que as pessoas possam visitar Boticas nesse dia.

Paulo Chaves

 

loading...
Share.

Deixe Comentário