O actual 8º classificado do ranking mundial de Pankration na categoria de menos 83 quilos, posição que ocupa desde 2008, não compareceu no Campeonato Europeu da modalidade, que se  realizou na Ucrânia.

Além de não poder mostrar o seu valor nos europeus, Sérgio Lousa fica assim também de fora dos mundiais que se realizam em Setembro deste ano.

“Tentei encontrar apoios públicos e privados mas as respostas foram sempre negativas”, confessou À Voz de Chaves o atleta, decepcionado pelo facto de pôr em causa o seu ranking.

“Este ano o sistema de subsídio às associações sofreu alterações e por esse facto todo o processo está a demorar mais tempo que o normal”, explicou o vereador da cultura e do desporto da Câmara Municipal de Chaves, Castanheira Penas.

Lamentando o facto de Sérgio Lousa não ter estado presente no Europeu, Castanheira Penas realçou que não é possível atribuir subsídios “específicos ou por determinadas provas, mas apenas anuais”. “É pena que as datas entre a resolução dos processos e do campeonato não se tenham conjugado”, concluiu.

 

Processo finalizado até à primeira semana de Julho

 

O novo regulamento que dita os subsídios a atribuir pela Câmara Municipal de Chaves às diversas associações, clubes ou colectividades do concelho fez com que o processo se atrasasse mais do que o normal, havendo ainda associações a regularizar a sua candidatura.

“Este regulamento visa dar mais justiça na atribuição de subsídios”, realça o vereador da autarquia flaviense, explicando que o número de atletas, o facto de entrar em competição ou não, a história, a qualidade dos formadores ou treinadores pesam sobre o valor atribuído a cada associação.

Considerando positivo e mais justo, Castanheira Penas lembra que agora as instituições já “conseguem ter noção no momento da candidatura do subsídio que lhes será atribuído”.

Devido aos atrasos por ser a primeira vez que o novo modelo é aplicado, o vereador da cultura e do desporto espera que “até à primeira semana de Julho os processos fiquem concluídos”.

Diogo Caldas

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário